No primeiro amistoso da pré-temporada, Barcelona e Manchester City empataram em 2 x 2, nesta terça-feira (30), em jogo que marcou a estreia do técnico alemão Hansi Flick pelo time catalão.
A novidade foi a escalação de Vitor Roque como titular, mas o garoto brasileiro fracassou. Ele foi detonado pela mídia espanhola, como podemos ver nessa matéria do jornal ‘Sport’, assinada pelo jornalista German Bona, sob o título “Outro passo atrás de Vitor Roque”.

Dentro do notável tom geral do Barça na estreia de Hansi Flick, Vitor Roque, jogador de futebol que o Barça quer colocar no mercado e cujo fraco desempenho frente ao Manchester City não o ajuda a permanecer na equipe definitivamente.
Para começar, o treinador não o fez jogar na sua posição natural, a de ‘9’, onde o brasileiro pode mostrar as suas capacidades e ser mais letal na frente da baliza. O técnico alemão priorizou Pau Víctor no primeiro onze titular e ele acabou fazendo primeiro gol da ‘era Hansi Flick’.
Por outro lado, Vitor Roque foi colocado na esquerda, tal como Xavi Hernández já o fez em mais de uma ocasião na época passada, sobretudo por coincidência com Robert Lewandowski.
‘Tigrinho’ não arrancou as unhas e até ficou desesperado numa altura em que precisa de se justificar e mostrar que quem decidiu apostar nele não se enganou.
Mas embora tenha cumprido as missões defensivas que Hansi Flick lhe solicitou, o ex-jogador do Athletico Paranaense apareceu muito pesado com a bola, desarticulado e sem uma contribuição ofensiva que pudesse excitar e redirecionar sua situação.
Um fato que diz praticamente tudo é que, frente ao Manchester City, Vitor Roque perdeu até 7 jogadas num total de 9, ou seja, só venceu 2 contra os seus rivais. E perdeu os 3 passes que tentou fazer, além dos 2 dribles que não deram certo. Ele tocou na bola apenas 17 vezes em 45 minutos de jogo e saiu arrasado, ciente de ter perdido mais uma oportunidade.
Além de não ter jogado na sua posição, esses números refletem que esteve muito desfocado e com a cabeça em outro lugar. Está claramente no mercado e o Barça, que o avaliou em 40 milhões de euros, gostaria que ele aceitasse a oferta do futebol árabe.
Mas ‘Tigrinho’, de apenas 19 anos, recusou. A Lazio entrou em cena e agora se abre como mais uma possibilidade, embora jogos como o contra o Manchester City sejam um retrocesso na hora de colocá-lo na vitrine.
Acompanhe as atualizações da coluna “Futebol Etc” nas redes sociais, no Twitter e também no Instagram. Mande sugestões para a coluna pelo email mbritofuteboletc@gmail.com