Menu
À Mesa
À Mesa

Estado de Tocantins: uma odisseia gastronômica

Leonardo Resende

23/08/2021 19h50

Com muita exclusividade, a coluna À Mesa foi convidada para conhecer um dos novos e maiores pólos turísticos do Brasil atualmente: o estado de Tocantins. Em pleno crescimento, Palmas e Jalapão tem sido os destinos mais procurados do brasileiros ultimamente. Por isso, separamos dicas do que conhecer por lá. 

Foto – Acervo pessoal

“Eu conto história pela comida”, disse Ruth em um dos primeiros momentos da entrevista à coluna. Não é força de expressão e nem metáfora. A chef Ruth Almeida – a maior revelação gastronômica de Tocantins – usa o ingrediente mais valioso em sua cozinha: o amor. Esse aroma especial é visto em cada milímetro da sua comida, nos detalhes, no sabor e na montagem dos pratos. Com uma bagagem histórica impressionante, Ruth, que foi de tribo quilombola, traduz todo o seu conhecimento para uma cozinha de afeto, onde um simples aroma de galinha caipira irá trazer o sentimento de acolhimento, amparo e o mais raro e importante: amor. 

Ceviche diferenciado 

Foto – Acervo pessoal

Não é atoa que citamos o quão especial é a comida da chef Ruth Almeida. O que mais se destaca é a sua habilidade de utilizar insumos da terra tocantinense. Devido a quantidade de rios na região, peixes de água doce são muito comuns. Para respeitar isso, Ruth fez um ceviche especial de Pirarucu com leite de coco e manga (foto). É, literalmente, uma explosão de sabores. 

Pirarucu como nunca visto

Foto – Acervo pessoal

A valorização dos insumos brasileiros é algo que deve estar em pauta de todos os chefs do Brasil e Ruth Almeida entendeu isso como ninguém até hoje. E um dos pratos mais especiais que fez para a coluna, a chef trouxe a sofisticação para uma guarnição com predileções tipicamente indígenas. O Pirarucu rosado com tucupi e molho de açaí acompanhado de cuscuz de farinha de azeite de coco babaçu (foto) foi um dos pratos mais impressionantes que a coluna já provou. 

Comida especial

Foto – Leonardo Resende

No eixo da cidade de Palmas, os restaurantes também respeitam muito todos os insumos que a terra os presenteiam. No restaurante Cabana do Lago, essa receita de entender tudo que conta a história do local faz o maior sucesso. Por isso, é possível ver cardápios amplos e super saborosos em que os peixes da região são contemplados com muita veemência e criatividade. Como, por exemplo, a utilização do peixe de pirarucu no bolinho ao molho picante (foto). 

Mercatto: o encontro da cozinha contemporânea com interiorana 

Outro estabelecimento que respeita a história do estado de Tocantins, mas com uma pegada mais moderna é o Mercatto. O local atualiza receitas tradicionais com os peixes da região. A coluna provou o espetacular Risoto de limão acompanhado de Pirarucu com farofa de mandioca. 

Onde comer em Jalapão 

Foto – Leonardo Resende

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado