fbpx
Siga o Jornal de Brasília

Esplanada

Vem pro Caixa!

Avatar

Publicado

em

PUBLICIDADE

Em tempos de cortes de despesas, a regra não vale para importantes togados. A Caixa pagou R$ 90 mil de patrocínio para um evento do Instituto Brasiliense de Direito Público, faculdade ligada às atividades extras do ministro Gilmar Mendes (foto), membro do STF e presidente do TSE. O evento ocorreu de 20 a 22 de junho. Numa implicância gratuita à questão da Coluna, o IDP avisou que a mesma ferramenta é utilizada por jornais por patrocínios. Ocorre que jornais com linha editorial séria e independente não contam com (e não querem) o prestígio do ministro para isso.

Dois pesos

Não há regras que impeçam isso, não é ilegal, mas conota amoral: De um lado um ministro do STF com participação ativa na faculdade, e de outro um banco oficial que pode ter processos em tramitação na Corte.

Sem rodeios

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O IDP informou que a Caixa “patrocina eventos do IDP desde 2001, assim como outras empresas estatais como o Banco do Brasil, os Correios, a Eletrobrás”. E que “não existe limitação legal ou ética em um banco público patrocinar um seminário sobre tema tão relevante às instituições financeiras, como é a Segurança Pública”.

Detalhe

O IDP de Gilmar também fecha contratos milionários com governos de Estados.

Tá fora

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ficha limpa e quadro mais preparado da conjuntura, Henrique Meirelles avisou a aliados próximos e entusiastas de seu nome que não quer se candidatar a presidente.

Todo mundo ouviu

A oposição deve pedir ao STF o impedimento de Gilmar Mendes como relator do inquérito contra Aécio Neves (foto), que telefonou para ele propondo tráfico de influência.

Chorinho mineiro

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afastado do mandato, do cargo de presidente e do partido, Aécio Neves tem se queixado do isolamento dos amigos. Tucanos mais próximos citam o senador Tasso Jereissati e o ex-presidente FHC como os que o deixaram falando sozinho.

Mais um

Amigo de Michel Temer desde a Constituinte, o jurista Aurélio Bastos, do Instituto dos Advogados Brasileiros, foi sondado pelo Palácio para ocupar o Ministério da Cultura.

Uerj na Europa

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A despeito do caos no Governo, há guerreiros e o que mostrar de bom na Uerj. Equipe de professores e alunos de Direito participou de competição internacional de arbitragem em Viena (Áustria) e saiu com menção honrosa pela qualidade de uma defesa.

Nota 10

Esse prêmio foi concedido a pouquíssimas das 343 equipes participantes, sendo a UERJ a única universidade da América Latina a recebê-lo.

Kroton &Estácio

Há preocupação entre conselheiros do CADE e donos de pequenas faculdades sobre a fusão da Kroton com a Estácio, as gigantes universitárias, que será votada esta semana. Haverá monopólio no setor, que pode quebrar as pequenas e – o pior – em algum tempo padronizar para baixo os salários dos professores, e para cima a mensalidade.




Leia também


Publicidade
Publicidade
Publicidade