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Educar é ação
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Três maneiras de ensinar aos alunos que o fracasso é necessário para aprender

Jovens são condicionados a acreditar que o sucesso é o único resultado aceitável, e qualquer passo em falso é considerado uma falha pessoal. Por que estamos deixando nossos filhos crescerem assim? 

Philip Ferreira

26/07/2023 14h47

Atualizada 17/01/2024 10h26

Foto: Yan Krukau/Pexels

Vocês, estudantes, têm medo de reprovar? No sistema educacional tradicional, o fracasso, muitas vezes, é estigmatizado, visto como algo negativo. Os alunos são condicionados a acreditar que o sucesso é o único resultado aceitável, e qualquer passo em falso é considerado uma falha pessoal.

Por que estamos deixando nossos filhos crescerem assim? Essa mentalidade dificulta o desenvolvimento, pois fracassar é essencial para o processo de aprendizagem.

Como educadores, podemos capacitar os alunos a aceitar a frustração como um trampolim para o pensamento crítico, a solução de problemas e, eventualmente, o sucesso por meio da garra. Os professores podem usar essas três estratégias a seguir para capacitar seus educandos a verem o tropeço de maneira diferente:

1. Crie um ambiente de aprendizagem seguro e apoiador

Para transmitir a crença de que o fracasso é necessário, é fundamental criar um ambiente seguro e de apoio na sala de aula. Os jovens devem se sentir à vontade para assumir riscos e cometer erros sem medo de julgamentos. Estabelecer uma atmosfera em que a falha seja vista como uma parte natural do processo de aprendizagem promoverá uma cultura de colaboração, curiosidade e exploração.

Os professores podem criar esse ambiente modelando a vulnerabilidade e compartilhando suas próprias falhas e experiências de crescimento (isso inclui admitir quando estamos errados). Ao mostrar que até mesmo os educadores encontram contratempos e desafios, os alunos entendem que o fracasso não é algo para se envergonhar, mas uma oportunidade para crescimento. Além disso, incentive o apoio entre colegas, onde todos possam aprender com os erros uns dos outros.

Ninguém é perfeito, e isso é evidente em nossas vidas. Se seus alunos puderem ver você como o ser humano que é, eles também aceitarão suas falhas como uma oportunidade de aprendizado. Essa cultura positiva promoverá discussões saudáveis ??e proporcionará um crescimento significativo para todos.

2. Cultive uma mentalidade de crescimento

Uma mentalidade de crescimento é a crença de que habilidades e inteligência não são características fixas, mas podem ser desenvolvidas por meio de dedicação e trabalho árduo. Isso também é conhecido como grão. Se os estudantes puderem desenvolver e incutir coragem em sua jornada educacional, eles serão bem-sucedidos por tentativa e erro.

Para promover uma mentalidade de crescimento, os educadores podem enfatizar o esforço e o processo geral, em vez de se concentrar apenas nas notas ou nos resultados dos testes. Celebrar o esforço que os estudantes colocam em seus trabalhos e incentivá-los a enfrentar desafios ajudará a criar um ambiente que valoriza a perseverança e a resiliência.

Incentive os jovens a definirem metas desafiadoras e aceitar erros como oportunidades de aprendizado. Forneça feedbacks construtivos e oportunos. Assim, todos desenvolverão um senso de resiliência, perseverança e disposição para assumir riscos.

3. Incentive a reflexão e a autoavaliação

Os professores podem ajudar os alunos a realizarem novas explorações, criando atribuições e projetos que permitem a criatividade e a inovação. Ao enfatizar que a jornada é tão importante quanto o destino, todos ficarão mais propensos a aceitar o fracasso como parte natural de seu crescimento educacional.

Além disso, incentivar a autoavaliação regular pode ajudar na obtenção de insights sobre pontos fortes, fracos e áreas de melhoria. Fazendo aos estudantes perguntas reflexivas como: “O que você aprendeu com essa experiência?” “O que você poderia ter feito diferente?” e “Como você pode aplicar esse conhecimento no futuro?”, o professor ajuda-os a desenvolver uma compreensão mais profunda do processo de aprendizagem.

Os educadores podem integrar a reflexão no currículo incorporando atividades como registro no diário, discussões em grupo ou resumos de projetos por meio de reuniões individuais com o professor ou usando rubricas. Esse processo permite que os alunos internalizem suas falhas, analisem suas tomadas de decisão e gerem estratégias acionáveis ??para melhoria. 

Ensinar que errar é necessário é um aspecto essencial da educação, mas requer uma mudança de mentalidade tanto para o educador quanto para o estudante. Vamos inspirar nossos alunos a abraçar o fracasso e liberar todo o seu potencial na busca de conhecimento e crescimento pessoal.

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