Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Um “simpático cearense” chamado Galeno Furtado

Arquivo Geral

09/06/2016 11h50

Foto: Divulgação/CurtaMais

Foto: Divulgação/CurtaMais

Um site especializado em roteiros gastronômicos e turísticos de Goiás (Curta Mais), ao divulgar um alambique nos arredores de Luziânia (GO), classificou o proprietário como “figurinha” e “simpático cearense”. Quem exibe os cenários da produção de cachaça, que é quase toda exportada, é Galeno Furtado Monte (foto), ex-presidente da controversa comissão de licitação do transporte público do DF. Apontado como um dos responsáveis pela fraudes no processo que já foi até cancelado pela Justiça, em decisão de primeira instância, Galeno aparece todo sorrisos em vídeo e nas fotos do lugar que o empolgado redator chama de “Toscana de Goiás”.

300 pela saúde
O Ministério Público e o Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) conseguiram mobilizar e capacitar 300 voluntários para realizar auditorias em 68 postos de Saúde do DF. “A ação tem o objetivo de subsidiar a atuação do Conselho de Saúde, das entidades civis organizadas e do poder público. Além disso, proporciona uma experiência pedagógica ao cidadão, na qual ele reconhece que o envolvimento no acompanhamento da execução da política pública está diretamente relacionado com a qualidade do serviço público prestado”, explicou a procuradora distrital dos Direitos do Cidadão, Maria Rosynete de Oliveira. Ao final das visitas, os voluntários produzirão relatórios e os gestores responsáveis terão 120 dias para sanar eventuais problemas.

Simples bandeira branca
A proposta inicial da senadora Marta Suplicy (PMDB) de alteração dos limites do Simples não agradou aos estados, incluindo o Distrito Federal. Ontem, a parlamentar apresentou um novo texto e conseguiu superar o impasse. “A nova versão apresentada pela senadora atende à maioria dos governadores. No nosso entendimento, caminha em uma direção correta de retomada do desenvolvimento, da retomada dos empregos. Grande parte dos empregos do nosso país são gerados nas micro e pequenas empresas”, afirmou o governador Rodrigo Rollemberg. O texto será analisado por todas unidades da Federação até segunda-feira. Caso seja bem aceita, a matéria será votada na terça-feira. Nos novos moldes, o socialista avalia que a proposta de modificação será benéfica para o DF.
A lista das contas irregulares
O Tribunal de Contas da União (TCU) entregará hoje para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a lista atualizada de personagens da política nacional com contas públicas irregulares. Trata-se de um grupo de gestores que tiveram as contas rejeitadas em função de graves irregularidades. A cerimônia será no TSE às 17h30. Segundo o TCU, a lista estará aberta até 31 de dezembro deste ano.

Cinismo que nem político brasileiro adota
Uma lição de cinismo em propaganda eleitoral que nem os políticos brasileiros conseguiram atingir está sendo dada por um obscuro senador norte-americano, candidato à reeleição. Zebra eleitoral há seis anos, o empresário Ron Johnson ganhou sua cadeira com gastos escandalosos. Lançou ontem sua primeira peça publicitária da nova campanha. Nela não menciona uma só vez que já é senador. Apenas mostra sua fábrica de plásticos e afirma: “Políticos produzem lavagem de porco, mas eu produzo plásticos”.
Delmasso vai ao Equador
Vai viajar para o Equador com recursos públicos o deputado Rodrigo Delmasso (PTN). Ele participará, em setembro, do Congresso Ibero-americano de Jovens Empresários, na cidade de Guayaquil. A liberação das passagens aéreas e de quatro diárias para o parlamentar foi publicada no Diário Oficial da Câmara Legislativa de ontem.

Arte silenciosa
Aluno da rede pública de ensino, o estudante Daniel Bispo assina a exposição “Expressões de uma Arte Silenciosa”, em cartaz na Galeria do Espelho D’Água da Câmara Legislativa. A alta habilidade para pintura supera a deficiência auditiva do rapaz, que é aluno da Sala de Recursos de Altas Habilidades do Centro de Ensino Fundamental 04 de Planaltina. A mostra, iniciativa do deputado Wasny de Roure (PT), vai até o dia 28.
Água do Paranoá
O deputado Lira (PHS) quer captar a água do Lago Paranoá para abastecer a população do DF. E, para discutir o assunto, promove hoje, às 19h, uma audiência pública, no Plenário da Câmara Legislativa. Na avaliação do distrital, poderiam ser beneficiados moradores de São Sebastião, Sobradinho I e II, Planaltina, Itapoã, Lago Norte e condomínios da região norte do DF.

Campanha no Facebook
Condenado por improbidade administrativa depois de ser denunciado no esquema da Caixa de Pandora, o ex-deputado distrital Rogério Ulysses está em plena campanha política. Pelo Facebook. (sem partido). Com fotos de São Sebastião, tem relatado o “descaso” do atual governo com a região e sugerido que os seguidores deles façam a comparação. “Entre 2007 e 2010, nossa cidade recebeu muitas obras. E hoje, o que temos para comemorar?”, questionou, ontem, por ocasião do aniversário de 23 anos da região administrativa.

 

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado