Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Uber: a chave pode estar no PDTU

Arquivo Geral

28/06/2016 7h00

Josemar Gonçalves

Duas emendas que podem deixar nas mãos do Executivo o controle das concessões para os motoristas do Uber podem fechar a votação do projeto que regulamenta o serviço na Câmara Legislativa. Pelo menos esta é a aposta da presidente da Casa, deputada Celina Leão (PPS/foto). Para ela, o Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do Distrito Federal (PDTU-DF) coloca um fim sobre a questão: a Lei Distrital 4.566/2011, conforme Celina, diz que o Executivo é quem deve regulamentar qualquer tipo de concessão.

Acelere o passo

Em discurso no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio Varejista, o líder do PT na Câmara, deputado Wasny de Roure descascou o GDF. O distrital disse com todas as letras que o governo precisa atuar com rapidez com relação à Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS). “O governo precisa recompor a cidade, porque várias construções dependem desse equacionamento”, criticou.

Vai ou não vai?

A presença de Liliane Roriz (PTB) é uma incógnita na sessão de hoje. A recomendação médica é de que ela faça repouso, já que ainda se recupera de uma cirurgia de vesícula. Alguns dos que defendem a liberação do Uber irrestritamente contam com a teimosia da filha de Joaquim Roriz. Outros torcem para que ela fique em casa.

Contra a alteração no trânsito

Um grupo de moradores de Taguatinga organiza uma mobilização amanhã, a partir das 9h, em frente à Administração Regional, para protestar contra a mão única nas avenidas Comercial e Samdu. O convite para o ato foi distribuído na audiência pública de iniciativa da deputada Celina Leão, em que foram debatidas as alterações no sistema viário da região. A justificativa do grupo que organiza o evento é de que a violência aumentou, com a vulnerabilidade dos pedestres. A decisão de alterar o trânsito, diz o convite sem assinatura, foi arbitrária e não teria cumprido a lei que exige consulta pública.

Já tem relator

Depois de aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Legislativa, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica 43/2016, que proíbe as organizações sociais, já tem relator definido. O deputado Robério Negreiros (PSDB), presidente da comissão especial que analisa esse tipo de proposta reivindicou a relatoria. Na CCJ, Robério votou pela admissibilidade do projeto e, dessa vez, analisará o mérito da questão.

Indefinição

O relatório de Negreiros pode ser decisivo, já que na Cepelo existe uma clara polarização. São membros titulares os governistas Agaciel Maia (PR) e Israel Batista (PV), mas também estão presentes Ricardo Vale (PT), autor do projeto, e Reginaldo Veras (PDT), que já se manifestou contra a implementação de organizações sociais. Resta saber como votarão os deputados Cristiano Araújo (PTB) e Rodrigo Delmasso (PTN) para definir a possível terceirização dos hospitais do Distrito Federal.

Sopa de letrinhas

Na edição de sexta-feira, quando listamos os parlamentares que votam a favor da liberação do Uber, a sigla do partido do deputado distrital Lira saiu errada: é PHS, viu gente?! O PPS é o partido de Celina Leão e Raimundo Ribeiro, que, a propósito, também são favoráveis à liberação do serviço.

Volta Olair?

Tem circulado no Whatsapp um card assinado pelos “amigos do Olair” que pede a volta do deputado distrital de um só mandato. O título do anúncio que prega a volta do empresário à Câmara Legislativa tem título “Ainda há esperança”. A propósito, Olair foi visto no almoço de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio Varejista.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado