Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

TCDF identifica água imprópria em escolas

Quase metade das unidades visitadas não tinha água potável disponível no momento da inspeção

Eduardo Brito

17/06/2025 18h48

whatsapp image 2025 06 16 at 11.38.33 1 696x464

Foto: Dimmy Falcão

O Tribunal de Contas do Distrito Federal identificou uma série de irregularidades relacionadas ao abastecimento de água, à infraestrutura sanitária e à segurança em escolas da rede pública do DF.

A Corte inspecionou 17 unidades de ensino, abrangendo seis Coordenações Regionais de Ensino e mais de 11 mil estudantes.

A fiscalização realizada pelo TCDF faz parte da ação nacional Sede de Aprender, que mobiliza Tribunais de Contas e Ministérios Públicos em todo o País.

A fiscalização do TCDF apontou um cenário preocupante: quase metade das unidades visitadas não tinha água potável disponível no momento da inspeção (47%). Em uma delas, o certificado de potabilidade atestava que a água era insatisfatória para consumo, e em outra, a caixa d’água não era limpa há mais de seis meses por conta de problemas estruturais (E.C. 50 de Ceilândia).

E, em seis delas, não foi apresentado nenhum comprovante de limpeza recente. Já a Escola Classe 59 de Ceilândia foi classificada como a unidade em situação mais precária de toda a amostra. A escola foi visitada pessoalmente pelo presidente do TCDF, conselheiro Manoel de Andrade, e pela equipe de auditoria nesta segunda-feira, 16 de junho.

No local, foram encontrados banheiros sem forro e sem energia elétrica, mictórios inutilizáveis, salas com infiltrações e estruturas em estado avançado de deterioração. Um ponto positivo nessa unidade foi a reforma da cantina, que está em ótimas condições e seguindo regras sanitárias, como o uso de telas para evitar insetos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado