Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Reeleição, por que não?

Arquivo Geral

31/08/2017 7h00

Atualizada 30/08/2017 22h27

As conversas que circulam na cidade de que o governador Rodrigo Rollemberg não deve se candidatar à reeleição não recebem o menor crédito no Palácio do Buriti, embora o silêncio impere quando o assunto é 2018 por lá. O chefe do Executivo se nega a falar no assunto, mas os mais próximos veem que há toda a intenção do mundo nos olhos e nas atitudes dele. Só que, se demorar muito, pode não sobrar partido para fazer aliança…

Mortes acima do normal em Planaltina

A taxa de mortalidade infantil no Hospital Regional de Planaltina é superior à média nacional, de acordo com o deputado distrital Cláudio Abrantes (sem partido): 15% para cada mil nascidos, enquanto a média nacional é de 13%. Ele foi à tribuna da Câmara Legislativa ontem criticar a falta de representante da Secretaria da Saúde na audiência pública que organizou para discutir o problema. E apresentou convocação para que o secretário Humberto Lucena vá à Casa prestar esclarecimentos sobre os problemas da Pediatria da unidade.

“Falta de gestão”

O distrital da oposição disse que tem feito estudos comparativos do Orçamento do DF com o de outros estados que deixam claro que o problema “é falta de gestão”. Segundo ele, o Orçamento do DF para 2017 é de aproximadamente R$ 37 bilhões, praticamente o dobro do Maranhão, que conta com mais de 220 municípios.

Vai ter demissão…

A mudança das empresas que fazem vigilância nos órgãos e secretarias do Governo do DF tem causado confusão, discussão, reunião e muita insegurança entre a categoria. O deputado distrital Robério Negreiros (PSDB) disse que tem feito o papel dele em defesa da manutenção dos postos de trabalho. E explica que os empregos dos vigilantes sempre estiveram garantidos, já que há esta previsão no edital de licitação. “As demissões vão acontecer de qualquer jeito. Tem que demitir de uma para poder contratar em outra empresa”, explica o tucano.

…para poder contratar de novo

Mas, ele disse, os ajustes necessários para o aproveitamento dos trabalhadores são de prerrogativa das empresas. E não do sindicato que representa a categoria, ele diz.

Mediação

Ontem, o presidente e o vice da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT) e Wellington Luiz (PMDB), se reuniram com representantes de empresas prestadoras de serviço de vigilância para o governo e do sindicato de vigilantes, para tratar do remanejamento e aproveitamento dos trabalhadores. Na conversa, ficou decidido que os 355 vigilantes antes contratados pelas empresas Brasfort e Multserv – cujos efetivos previstos em contrato foram reduzidos – deverão ser absorvidos pela empresa Confederal.

Do contra

Líder do governo, o deputado distrital Agaciel Maia (PR) diz que o governador Rodrigo Rollemberg desafia a teoria de Maquiavel, de que as más notícias devem ser dadas de uma só vez e as boas a conta-gotas, no episódio em que anunciou o parcelamento de salários e, logo em seguida, recuou para dizer que um repasse do Governo Federal salvaria a folha do mês de agosto.

“Pontos do medo”

Os “pontos do medo”, identificados a partir de dados da Secretaria de Segurança Pública do DF, recebem atenção especial do programa Cidades Limpas, promovido pela Secretaria das Cidades, sob o comando de Marcos Dantas. A operação de Taguatinga, lançada segunda-feira, é a primeira que inclui o novo modelo de planejamento operacional. O Setor Hoteleiro da cidade e a Vila Dimas estão recebendo atenção especial já que são áreas em que as desordens urbanas – iluminação deficitária, pichações e espaços públicos abandonados – afetam a sensação de segurança dos moradores.

O prefeito

Homem de confiança do governador, Marcos Dantas tem conseguido colocar nas ruas um programa de grande aceitação popular. Com o talento de articulador, tem mobilizado vários órgãos do governo para cumprir as agendas propostas. Na primeira força-tarefa, cinco órgãos faziam parte da equipe. Nesta, a 22ª, são 19.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado