Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Recena assumirá PSB

Arquivo Geral

21/06/2016 7h00

O secretário adjunto de Turismo, Jaime Recena, será o novo presidente regional do PSB no Distrito Federal. A posse está sendo preparada para amanhã. Também estavam sendo cotados para o posto o secretário de Mobilidade, Marcos Dantas, e o secretário adjunto de Relações Institucionais e Sociais, Igor Tokarski. A princípio, Recena tomaria as rédeas do partido em caráter interino, mas as negociações evoluiram no sentido de um mandato definitivo. O secretário adjunto buscará melhorar o alinhamento do partido com a bancada na Câmara Legislativa. Do ponto de vista estratégico, o aumento do diálogo será maior com o líder da sigla no Legislativo, o deputado distrital Roosevelt Vilela. Internamente, o futuro presidente tem planos de aumentar, expressivamente, a participação das mulheres dentro do partido com foco nas eleições de 2018.

Holofotes peculiares

A escolha de Recena para a presidência regional do PSB é peculiar. Desde o começo do governo Rollemberg, ele vem perdendo espaço dentro da máquina pública. A começar pela extinção da pasta do Turismo da qual era titular, na reforma administrativa. Depois na fusão da área com os Esportes, foi rebaixado para a condição de secretário adjunto. Nada contra a secretaria Leila Barros, mas Recenas foi escalado para a segunda posição da atual secretaria de Esportes e Turismo. Administrativamente, está encarando a díficil missão de fazer o Estádio Nacional Mané Garrincha deixar de ser um elefante branco. Diante de tantas perdas e “abacaxis”, é estranho que ele tenha sido escolhido para controlar o partido que caminha sob os olhares atentos do governador Rodrigo Rollemberg. Ele estará sob holofotes que poderão projetá-lo ou queimá-lo.

BBB da pet shop

Está na pauta da reunião de hoje da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Legislativa a apreciação do projeto do deputado Julio Cesar (PRB) que obriga pet shops e clínicas veterinárias a instalarem sistemas de monitoramento de áudio e vídeo para que os donos dos animais acompanhem o tratamento, higiene e estética a que se submetem os bichinhos. Se passar pela comissão, pelo Plenário e crivo do governador Rodrigo Rollemberg, o banho e o tratamento dos bichinhos seguramente deve ficar mais caro.

Terra do samba

O deputado Lira (PHS) quer instituir no DF a Semana Distrital do Samba. O projeto de lei que trata do tema já tramita na Câmara Legislativa.

Inovação

O secretário-adjunto do Trabalho, Thiago Jarjour, abre, na quinta-feira, a solenidade de lançamento da Comissão de Inovação da Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB-DF). Presenças confirmadas do presidente da Ordem, Juliano Costa Couto, e do secretário de Políticas de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Manoel Fonseca.

Sem interrupção

Somente a deputada distrital Liliane Roriz (PTB) apresentou 14 emendas ao projeto que regulamenta o Uber. Em uma delas, a filha do ex-governador Joaquim Roriz garante que o serviço continue funcionando até que a lei seja sancionada e regulamentada pelo Executivo. A proposição, conforme a parlamentar, foi anexada ao documento elaborado pela Associação de Motoristas Autônomos e de Plataforma Digital (Asmap) que foi encaminhado ao GDF para servir de base para a regulamentação do serviço.

Onde os europeus têm vez

Em comemoração aos 25 anos da independência da Eslovênia, a Câmara Legislativa abre, hoje, uma exposição fotográfica de artistas eslovenos no foyer do plenário. “Esse trabalho, que vem sendo desenvolvido pela atual gestão, tem o intuito de se aproximar das embaixadas”, disse a presidente da Casa, deputada Celina Leão (PPS) ao embaixador esloveno Alain Brian Bergant.

O pragmatismo de Henrique Meirelles

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, se destacou na renegociação da dívida dos estados com o Fórum Permanente dos Governadores. Segundo o governador Rodrigo Rollemberg, Meirelles chamou a atenção de todos positivamente pelo pragmatismo e pela eficiência da equipe econômica da pasta. Os governadores apresentaram uma proposta no ministério, antes da reunião com o presidente interino Michel Temer. Meirelles ouviu atentamente e pediu licença. Por 10 minutos, conversou com os assessores da pasta e retornou para a mesa de negociações com uma contraproposta. Logo em seguida as partes chegaram a um consenso.

Cada um com sua cruz

Enquanto governadores definiam as primeiras linhas de negociação ontem pela manhã na Residência Oficial de Águas Claras, servidores públicos protestavam diante da propriedade do GDF em alto e bom som contra a gestão de Rodrigo Rollemberg. Os trabalhadores cobravam do socialista direitos e promessas não cumpridas. Muitas horas depois, ao final da reunião dos governadores, em frente ao Palácio do Planalto, manifestantes contrários à gestão “tampão” de Michel Temer bradavam a plenos pulmões.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado