Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Rafael Prudente ficará no Congresso

Parece duvidoso. De todos os governadores eleitos do Distrito Federal, apenas um foi secretário do GDF

Eduardo Brito

07/11/2022 19h00

Eleito deputado federal, o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente, pretende exercer o novo mandato.

Não há, ao menos por enquanto, qualquer negociação para que venha a ocupar uma secretaria no governo brasiliense, nem é intenção do Buriti chamá-lo.

A versão de que ele iria para cargo no Executivo prende-se à tese de que, como candidato natural a governador em 2026, essa seria a melhor alternativa para viabilizar-se.

Parece duvidoso. De todos os governadores eleitos do Distrito Federal, apenas um foi secretário do GDF.

E assim mesmo, depois disso e antes de eleger-se, foi senador e deputado federal. É o caso, evidente, de José Roberto Arruda.

Só aos 45 do segundo tempo

O próprio Rafael Prudente conta como foi difícil a eleição para deputado federal. Se dependesse apenas dele, seria tranquilo. Com 121 mil votos foi o quarto colocado entre 215 candidatos.

O desafio estava em seu partido, o MDB, conseguir superar o quociente eleitoral. Rafael Prudente acompanhou voto a voto a apuração do Tribunal Regional Eleitoral.

Com mais de 92% dos votos contados, o MDB ainda não tinha a garantia de fazer um só deputado federal. Só nesse final de apuração é que conseguiu chegar ao quociente e garantir representação na Câmara dos Deputados.

Isso se explica: de todos os demais candidatos do MDB a deputado federal, só três passaram dos 5 mil votos. E é pela soma de todos que se calcula o quociente.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado