Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Psicólogos

Jaqueline Silva quer a garantia de consultas de gestantes com psicólogos e/ou psiquiatras em todas as unidades básicas de saúde do DF

Redação Jornal de Brasília

20/07/2021 8h00

Hylda Cavalcanti e Catarina Lima
[email protected]

A deputada distrital Jaqueline Silva (PTB/foto) atua para que seja votado rapidamente na Câmara Legislativa do DF (CLDF), após o retorno dos trabalhos do Legislativo, o projeto de sua autoria que estabelece a garantia de consultas de gestantes com psicólogos e/ou psiquiatras em todas as unidades básicas de saúde do Distrito Federal.

Transformações – “Como mulher e mãe sei bem as transformações que a gravidez traz, não somente ao corpo, mas também ao psicológico. É por isso que considero de extrema importância oferecer atendimento psicológico àquelas que estão em período gestacional ou após o parto, se houver necessidade”, explicou ela.

Melhorias – De acordo com Jaqueline, esse acompanhamento durante um período que traz tantas incertezas e constantes mudanças de sentimentos nas mulheres pode proporcionar melhorias na saúde das mães e dos bebês. “Inclusive na amamentação e na autoestima das gestantes”, salientou.

Para pets

O deputado distrital Daniel Donizet (PL) protocolou na CLDF projeto para criação da chamada “Farmácia Veterinária Popular do DF”. A ideia é que os cidadãos tenham acesso a medicamentos para animais domésticos com preços custeados pelo governo, nos moldes do atual programa federal Farmácia Popular.

Subsídio – Segundo ele, estabelecimentos farmacêuticos privados poderiam firmar convênio com o GDF para comercializar remédios de uso veterinário com preços subsidiados. “A matéria pretende atender, principalmente, a população de baixa renda que não tem condições de arcar com os altos custos desses remédios para seus animais”, disse.

Transparência

O pré-candidato à presidência da seccional da OAB no DF Guilherme Campelo está propondo, como meta de gestão, o aperfeiçoamento de sistemas que levem a maior transparência nas prestações de contas da entidade. Segundo ele, ao acessar o portal da transparência da OAB-DF, constata-se hoje uma grande desorganização.

Exemplo – “A OAB, entre outras obrigações, deve ser exemplo para o Estado Democrático de Direito”, destacou. Além de Campelo, também estão na disputa as advogadas Patrícia Garrote e Thais Riedel e os advogados Evandro Pertence e Délio Lins e Silva Júnior – este último, atual presidente da seccional, que concorre à reeleição.

Pastores

Governador em exercício nos últimos dias, o deputado distrital Rafael Prudente (MDB) deixou particularmente satisfeitos, neste fim de semana, líderes evangélicos que se reuniram em Ceilândia para o primeiro encontro presencial do Conselho de Pastores do DF (Copev) depois de um bom tempo (por conta da pandemia).

Social – Prudente aproveitou para falar sobre o trabalho que a CLDF – Casa que preside – tem desenvolvido junto às entidades religiosas e elogiou as ações sociais realizadas por essas igrejas em todo o Distrito Federal. Com 51 anos de existência, o Copev é uma entidade que congrega evangelistas, presbíteros e missionários.

Destaque

Conforme levantamento dos senadores integrantes da CPI da Covid, três mulheres obtiveram destaque nos trabalhos desse colegiado no primeiro semestre. Foram elas, além de Simone Tebet (MDB-MS) e Elisiane Gama (Cidadania – MA), uma brasiliense: a senadora pelo DF Leila Barros (PSB).

‘Superpoderosas’ – O trio recebeu, entre os colegas, o apelido de “meninas superpoderosas” pelas perguntas diretas e olhar atento a todos os pontos dos depoimentos prestados na comissão. Leila, em especial, contou que tem grandes expectativas sobre o resultado final da apuração. A seu ver, “a CPI já deu certo”.

Na pele – “Os trabalhos ainda estão em andamento, mas jogaram luz, por exemplo, na estratégia equivocada do governo federal de apostar na tese da imunidade de rebanho”, observou. A senadora sentiu na pele o drama das vítimas. Ela teve covid, no ano passado, ocasião em que ficou com 40% dos pulmões comprometidos.

Variante

O deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos) anda preocupado com a possibilidade da variante delta da covid chegar com força no Distrito Federal. Ele tem aproveitado o período de recesso para alertar a população a continuar mantendo cuidados, tanto nos encontros de que participa nas RAs como também nas redes sociais.

Sem escolha – “Não escolham vacina. Não deixem de tomar a segunda dose da vacina. Vamos vencer a covid com vacina e temos de toma-la seja qual for”, tem destacado. “A variante delta já chegou ao estado de Goiás. Vamos continuar mantendo todas as regras sanitárias. Precisamos evitar essa variante no DF”, acrescenta, ainda, em tom de alerta.

Reforma

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) organizou uma live a ser realizada hoje, a partir das 17h, por meio do seu site e das suas redes sociais, para discutir a proposta de reforma tributária em tramitação no Congresso Nacinal. Vigilante quer ouvir tanto especialistas como também integrantes da população e da sociedade civil.

Explicações e críticas – A ideia, de acordo com ele, é conseguir explicações de técnicos da área sobre o texto e também críticas analíticas sobre os pontos tidos como mais polêmicos. De acordo com o distrital, a matéria precisa tramitar em meio a amplo debate, o que ainda tem acontecido pouco no Congresso. “Precisamos fazer nossa parte”, acentuou.

Na LDO

Coordenadora da bancada feminina da Câmara dos Deputados, a deputada federal Celina Leão (PP-DF) elogiou a mobilização feita pelas colegas na Casa pela aprovação, na última semana, do chamado “Orçamento da Mulher”, dentro da proposta de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022.

Pesquisas – Dentre as emendas aprovadas nesse orçamento, ela citou a implantação de centros de atendimento às mulheres, além de recursos para pesquisa clínica em patologias de alta complexidade da mulher e ações de referência, via SUS, nas áreas materno-infantil, de gestantes de alto risco, crianças e adolescentes e portadoras de doenças infecciosas.

Professores – Ainda falando em Lei de Diretrizes Orçamentárias, o deputado distrital Jorge Vianna (Podemos) foi autor de emenda na do Distrito Federal para inclusão, no orçamento do próximo ano, da nomeação de aproximadamente 500 professores para as escolas públicas. “Precisamos valorizar essa categoria, que forma todas as outras profissões. Professor valorizado é sinônimo de ensino de qualidade”, afirmou Vianna.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado