Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Projeto de Vigilante quer punir malfeitores e coibir as práticas criminosas

Estabelecimentos comerciais que comercializarem produtos originados de crime terão cassadas as licenças de funcionamento de acordo com projeto

Redação Jornal de Brasília

06/11/2020 5h37

Chico Vigilante Local CLDF Foto: Kléber Lima

Hylda Cavalcanti e Catarina Lima
[email protected]

Dentro de pouco tempo, os estabelecimentos comerciais que comercializarem produtos originados de crime (como roubo e furto) terão cassadas as licenças de funcionamento. É o que determina projeto aprovado há poucos dias pela Câmara Legislativa do DF (CLDF), que tem como autor o deputado Chico Vigilante (PT/foto). O texto seguiu para sanção.

Sem malfeitos – De acordo com Vigilante, o objetivo é punir os malfeitores e, dessa forma, coibir as práticas criminosas.

“Existe no DF um verdadeiro comércio de produtos oriundos de roubos e receptação, principalmente, de telefones celulares. Na hora que não tiver para quem o bandido vender, ele vai parar de roubar”, ressaltou.

Polícia Civil

Depois do ataque de hackers ao STJ, aos ministérios da Justiça e da Saúde, à UnB e a vários sistemas do GDF, a Polícia Civil do DF passou a investigar o caso, em conjunto com os trabalhos que já vinham sendo realizados ao longo da semana pela Polícia Federal.

Preocupação – Segundo informações de vários órgãos do Distrito Federal, do Executivo Federal e do Legislativo, o ambiente é de precaução e preocupação com a invasão aos sistemas, sobretudo dados da Receita Federal, de processos sigilosos do Judiciário e referentes a editais de licitação e de chamamentos públicos diversos.

Festival

Produtores, cineastas, diretores de curtas-metragens e artistas envolvidos com o cinema estão aproveitando os últimos dias para preparar todas as documentações e acertar os detalhes que precisam para a edição deste ano do Festival Internacional de Cinema de Brasília. As inscrições vão somente até a próxima terça-feira (10).

Seleção – O festival acontecerá em dezembro e, desta vez, em função da pandemia, as exibições dos filmes serão feitas pelo Canal Brasil. Ao todo, serão selecionadas 30 obras num investimento de R$ 400 mil em prêmios. Serão premiados com o troféu Candango seis filmes de longa-metragem e 12 curtas para a Mostra Competitiva Oficial.

São Sebastião

A deputada Federal Erika Kokay (PT-DF) encaminhou ofício ao secretário de Saúde do DF reiterando demanda do Conselho de Saúde de São Sebastião pela implementação do complexo de saúde de lá. Segundo Erika, a cidade possui equipamentos de saúde precários e insuficientes para atender a demanda.

UBSs e centros – “A comunidade de São Sebastião necessita da construção de Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil, Centros Especializados em Reabilitação, Centro de Especialidades Odontológicas e policlínica com ampliação de especialidades, entre outros serviços”, afirmou a parlamentar.

Previdência

Alguns deputados distritais participaram de reunião ontem com o secretário de Economia do DF, André Clemente, para discutir o veto ao Projeto de Lei Complementar 46, que instituiu a nova reforma da Previdência Social no trecho do texto que adiava a data do reajuste. Eles querem derrubar o veto durante votação na CLDF.

Compromisso – Arlete Sampaio (PT), uma das participantes, lembrou no encontro que durante a votação foi firmado um compromisso de apoio, pelo GDF, a esse adiamento. “A aprovação do novo Refis dará mais fôlego para o governo, com margem para aliviar a pressão no contracheque dos servidores”, destacou a deputada.

Instituto

Em meio aos vários apelos feitos por deputados distritais para que sejam resolvidos os problemas pelos quais passa, atualmente, o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, destacou-se esta semana o de Eduardo Pedrosa (PTC).

Olhar especial – “O órgão está com problemas graves no recebimento de recursos; É muito importante o governo ter um olhar especial, pagar faturas para ajudar a entidade, que desenvolve um trabalho único não só em Brasília, mas no Centro Oeste”, afirmou o parlamentar.

Valorização – Segundo ainda Pedrosa, o instituto é o único que realiza procedimentos de transplantes na região. “Quitar esta situação significa voltar a atender as crianças. O trabalho deles é muito bem feito e precisa ser valorizado”, acrescentou.

Regulação

A 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) e a Secretaria de Saúde do DF querem retomar os trabalhos de implantação total do Complexo Regulador da Saúde (CRDF). Na última semana, integrantes da equipe se reuniram para discutir a adoção de protocolos de regulação a partir de critérios claros para todos os cidadãos.

Critérios – Segundo técnicos dos dois orgãos, a finalidade do complexo é racionalizar o atendimento por meio de critérios para a marcação de consultas e procedimentos, de forma que os casos mais graves ou mais urgentes tenham prioridade. Uma das metas é aprimorar os leitos de enfermaria, para evitar casos de super ocupação das UTIs.

No CNJ

Está em curso um novo debate no Judiciário. O CNJ aprovou, recentemente, recomendação aos tribunais para que preservem o sigilo de informações colhidas por meio de interceptações telefônicas, whatsapp ou qualquer sistema via internet.

Legalidade – A orientação diz que, nos casos de habeas corpus que questionem a legalidade dessas ordens judiciais, os julgadores “devem zelar pela manutenção do sigilo legal das informações provenientes dos autos processuais que determinaram a interceptação”.

Interpretações – A medida do CNJ provocou várias interpretações. Teve quem viu com bons olhos e teve quem achou que o Conselho entrou numa seara que não é bem da sua alçada enquanto órgão de controle do Judiciário.

Orgulhosa

A deputada federal Flávia Arruda (PL-DF) não confirma oficialmente, mas já vestiu a camisa de candidata à presidência da Comissão Mista de Orçamento do Congresso. Durante entrevista recente, ela disse que está orgulhosa pelo fato de, se isto acontecer, vir a ser a primeira vez que uma mulher presidirá este colegiado.

Protagonismo – Flávia afirmou, ainda, que a indicação tem grande significado para o Distrito Federal, “uma vez que o DF nunca teve um protagonismo orçamentário, por ser uma unidade da Federação que recebe recursos do fundo constitucional e conta com uma bancada pequena”.

Audiência

O deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos) contou que participou de audiência, recentemente, ao lado de outros integrantes da Frente Parlamentar Evangélica e Católica, com o presidente do STF, ministro Luiz Fux.

Garantia – O grupo, segundo ele, recebeu de Fux a garantia de que a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5668 sobre ideologia de gênero nas escolas, que estava prevista para ser julgada pela Corte no próximo dia 11, será retirada de pauta.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado