Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Para o PT ser forte outra vez

Afinal, segundo os signatários, o partido “venceu duas eleições para o governo e  implantou muitas de suas propostas programáticas

Eduardo Brito

23/10/2023 19h07

Ao lado do ex-deputado e ex-secretário Geraldo Magela, um grupo de 61 militantes – número que vem crescendo, por adesões bem recebidas – propôs nesta segunda-feira, 23, que se desenhe e aplique um projeto político coletivo, que inclua toda a militância, de modo a que o PT no Distrito Federal se fortaleça e volte a vencer eleições.

Afinal, lembra o grupo, “um partido político autêntico tem na sua essência a disputa pelo poder para transformar a sociedade de acordo com o seu programa e as suas propostas”. Eles lembram que “no Distrito Federal o PT já foi um partido vencedor”. 

Afinal, segundo os signatários, o partido “venceu duas eleições para o governo e  implantou muitas de suas propostas programáticas promovendo a diminuição das desigualdades sociais”.

O PT brasiliense já elegeu dois governadores, dois senadores, chegou a ter três deputados federais numa bancada de oito eleitos; já teve uma bancada de sete distritais numa bancada de 24.

Parlamentares do PTDF foram eleitos em três ocasiões presidentes da Câmara Legislativa do DF, sendo a distrital Lúcia Carvalho a primeira mulher a presidir um Legislativo estadual no Brasil.

Não dizem, mas hoje o PT tem uma deputada federal e três distritais, sequer tendo disputado o Buriti com uma candidatura própria.

Menos protagonismo

Os signatários, que incluem o distrital Ricardo Vale e dois ex-parlamentares brasilienses, lembram também que “nas eleições presidenciais, sempre contribuímos com muita garra e vigor para as campanhas que elegeram Lula e Dilma” vencedores na maioria das eleições brasilienses.

Admitem, porém, que desde algumas eleições passadas, o PT vem diminuindo sua importância política na Capital do país e perdendo espaços para outros partidos do campo popular e da esquerda. “Mais do que isso”, lamentam, a falta de protagonismo político do PT acontece justamente no momento de crescimento da direita fundamentalista. Existe relação direta entre as duas coisas”.

Para Geraldo Magela e os demais militantes que assinam o manifesto, “0s desafios para o PT voltar a ter a importância política conquistada em outros tempos são enormes e começam na necessária construção da unidade interna, pois somente com a elaboração de um projeto político coletivo, que inclua toda a militância, é que o PT no Distrito Federal poderá ser fortalecido e voltar a vencer eleições, bem como colocar em prática seu programa e suas propostas”.

Nesse sentido, citam, além de um programa político democrático e popular, o PT tem história, militância e quadros políticos para voltar a ter grande importância na vida política do DF.

Os trabalhadores e as trabalhadoras da nossa Capital esperam que o PT volte a ser protagonista no cenário político e vencer eleições para voltar a governar o Distrito Federal junto com o Brasil.

Nesse sentido, para fortalecer o partido, propõem  “a construção da unidade partidária, priorizando a militância petista e usando como método a participação democrática“, a serem expressas em um plano de ação. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado