Para o senador brasiliense Izalci Lucas não dá para entender o posicionamento do Governo Federal com relação ao Distrito Federal.
“Votamos aqui o arcabouço fiscal, agora, no ano passado, uma emenda constitucional. Tentou-se aqui no Senado retirar o Fundo Constitucional do arcabouço fiscal, mas terminou-se mantendo a lei do Fundo Constitucional. E agora, mais uma vez, o Governo apresenta uma emenda constitucional, modificando realmente os critérios de correção do fundo. E por incrível que pareça, o argumento do Ministro da Fazenda e também de outros ministros é de que nós temos aqui o Fundo de Desenvolvimento Regional e que, portanto, a correção teria que ser a mesma coisa. Sinal de que não conhecem absolutamente nada do que é o Fundo Constitucional.”
De lá, Izalci foi a uma reunião na presidência do Senado. Saiu otimista. ”A expectativa é resolver a questão do fundo constitucional direto na Câmara dos Deputados, sem precisar corrigir algo no Senado. Afinal, Brasília não pode perder um centavo”.