O secretário de Transportes do GDF, Valter Casimiro, confirmou nesta segunda-feira, 16, o traçado das novas obras do Lago Sul, inclusive a quarta ponte, que cruzará o Lago.
Essa nova ponte ligará a área próxima à Ermida dom Bosco, no Lago Sul, às proximidades de onde ficava a Academia de Tênis, na direção do Plano Piloto.
Uma quinta ponte não constituirá exatamente um cruzamento do Lago, mas uma ligação paralela à chamada barragem do Paranoá, que na verdade constitui apenas uma ligação improvisada.
A quinta ponte será a chamada Ponte do Paranoá, que será construída em paralelo à barragem. Ela será edificada fora da água, na região do vale, suspensa – até porque aquele é o trecho mais fundo do lago, o que inviabilizaria uma construção com os pilares submersos.
A ponte da barragem vai ligar toda essa região e assim os carros que hoje passam por cima da barragem — que, na verdade, não foi feita para funcionar como ponte — vão ser redistribuídos, o que vai aliviar o trânsito ali.
Essa quinta ponte facilitará o acesso da área de São Sebastião e os condomínios, crescentes, ao Paranoá e ao Varjão, reduzindo o trânsito nas vias principais do Lago Sul e, por tabela, tanto da Ponte JK quanto da nova ponte.
As duas novas edificações foram confirmadas pelo governador Ibaneis Rocha (foto).
Já a quarta ponte terá características especiais: incluirá um corredor para ônibus tipo BRT de modo a garantir o acesso à Estrada-Parque Contorno (DF-001) e, de lá, chegar o modal de transporte coletivo até São Sebastião.
Dessa forma, facilitará todo o trânsito cortando a região que hoje é ocupada por condomínios, na região do Altiplano Leste e do Tororó.
De acordo com Ibaneis, interligará toda uma região atendida com a entrega do primeiro viaduto do Jardim Botânico.
Agora, explicou, “vamos iniciar agora em julho a construção do segundo viaduto, que é o da DF-463, e já estamos com o projeto da ponte bem-encaminhado, inclusive apresentado um esboço inicial do traçado e das ligações que serão feitas”.
A licitação deve ser lançada no segundo semestre deste ano, com previsão de início das obras em 2026.