Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Multiplicar por dez

O interlocutor Alexandre Baldy, ex-ministro das Cidades e hoje presidente de entidade ligada a veículos elétricos, elogiou a política do GDF, classificada por ele como vanguardista

Eduardo Brito

17/06/2025 18h45

54592635782 a1cb6999e1 k

Durante palestra-debate promovida pelo Lide, no Lago Sul, nesta segunda-feira (16), o governador Ibaneis Rocha destacou ações do Governo do Distrito Federal (GDF) voltadas à mobilidade urbana, em especial ao uso de veículos elétricos e híbridos. Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

Após o governador Ibaneis Rocha revelar que Brasília projeta ter, até o final do ano, uma frota de ônibus 100% elétricos na área central do DF, “pois nós somos a capital da República, temos que dar exemplo ao País. E temos feito isso”, explicou, foi muito além.

Como “os números são assustadores, assim, nós multiplicamos por dez a venda de veículos dessa qualidade”, detalhou, lembrando o fato de que carros elétricos e híbridos estão isentos do IPVA. Em conversa informal, contou que “fizemos um programa para taxistas, envolvendo o sindicato, criando condições especiais para que todos possam adquirir veículos elétricos. E estamos pensando também em uma forma de colocar os veículos de aplicativo nesse projeto”, disse.

Ibaneis, também nessa conversa, admitiu que “o veículo elétrico ainda paga um ICMS mais alto do que os carros a combustão, mas a mudança não pode ser feita da noite para o dia, pois envolve uma diferença de oito pontos percentuais na arrecadação”, completou.

Vanguarda

O interlocutor Alexandre Baldy, ex-ministro das Cidades e hoje presidente de entidade ligada a veículos elétricos, elogiou a política do GDF, classificada por ele como vanguardista.

“O mundo inteiro tem feito esse caminho, e apenas governantes míopes não enxergam a importância dessa mudança para o meio ambiente”, afirmou. Segundo ele, a Capital tem se destacado por adotar medidas sustentáveis e estimular a eletrificação da frota.

Com isso, de acordo com o executivo da montadora chinesa, apenas em Brasília foram evitadas a emissão de 24 mil toneladas de carbono ao meio ambiente.

“É sustentabilidade convergindo com o meio ambiente e com o setor automobilístico. As pessoas compreenderem que podem andar em um carro sem emitir poluentes ou carbono. Brasília faz esse papel muito bem, com uma política pública correta e adequada, e, por isso, reduziu drasticamente a emissão de poluentes nos últimos anos”, destacou, dizendo que o modelo adotado em Brasília deve servir de exemplo para outras capitais e para o País, comentou após a fala de Ibaneis. Para o empresário Paulo Octávio, a palestra de Alexandre Baldy reforça o compromisso do grupo em promover discussões relevantes para a cidade e para o Brasil.

“Ter aqui uma liderança como ele, com sua experiência no setor público e agora à frente da BYD no Brasil, é muito importante. Isso abre possibilidades para investimentos na região e para fortalecer a pauta da sustentabilidade e da inovação tecnológica”, destacou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado