Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Matérias aprovas em segundo turno

CLDF aprovou em segundo turno diversas matérias de autoria de deputados de vários partidos

Redação Jornal de Brasília

03/11/2021 8h35

A Câmara Legislativa aprovou em segundo turno, em sessão deliberativa na última quarta-feira (foto), diversas matérias de autoria de deputados de vários partidos. Além da mudança do nome da Ponte Costa e Silva para Honestino Guimarães, no Lago Sul, noticiada ontem pela coluna, foi aprovado também o projeto do deputado Valdelino Barcelos (PP) que cria a Faixa do Esporte, Lazer e Trânsito de Ciclistas na Ponte Juscelino Kubitschek, também no Lago Sul. A proposta prevê a reserva de uma das faixas de rolamento nos dois sentidos para atividades esportivas, de lazer e trânsito de bicicletas ou veículos similares em finais de semana e feriados.

“Open bar”

Outro projeto aprovado em segundo turno foi o do deputado Jorge Vianna (Podemos), que trata da venda de produtos em eventos, shows e espetáculos realizados na modalidade “open bar” ou em que haja livre consumo de bebidas e alimentos.

Baixa qualidade

O PL obriga os promotores dos eventos a especificarem os produtos que serão oferecidos aos consumidores, incluindo as marcas e, se for o caso, o ano de fabricação e a procedência. Para o deputado, em muitas dessas ocasiões, “os consumidores são enganados, pagam a mais por produtos de baixa qualidade”.

Direitos Humanos

Já o o projeto de lei nº 1.859/2020 institui diretrizes para o Programa Distrital de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos (PDPDDH). Segundo o autor, deputado Fábio Félix (Psol), os objetivos são a adoção de políticas para o enfrentamento integral a violações de direitos humanos, por agentes públicos ou não, e de medidas para a proteção de pessoas e entidades que tenham seus direitos violados ou ameaçados em decorrência de sua atuação na promoção ou proteção dos direitos humanos.

Pró-Artesão

Também vai virar lei o projeto que institui o “Programa de Desenvolvimento da Produção Artesanal e Orgânica associada ao Turismo – Pró-Artesão”. De autoria do deputado Professor Reginaldo Veras (PDT), a proposta visa assegurar o desenvolvimento turístico sustentável e integrado; incentivar o processo artesanal; fortalecer as tradições culturais; proporcionar melhores condições de vida e aumento de receita dos artesãos.

Exposições de PcDs

A Câmara Legislativa do DF vai receber exposições de trabalhos artísticos feitos por pessoas com deficiência. A proposta, feita em conjunto entre os deputados Guarda Janio (Pros) e Rafael Prudente (MDB), cria o “Ciclo de Inclusão Cultural e Acessibilidade” na CLDF.

Dose de reforço

A deputada Arlete Sampaio (PT-DF), tomou a terceira dose, a de reforço, semana passada. E para reforçar a campanha em favor da vacinação, Arlete destacou em suas redes a importância de se proteger. “Precisamos chegar a 80% da população vacinada. Viva O SUS!”, declarou em seu twitter.

Sem máscaras ao ar livre

A partir de hoje as máscaras já não serão mais obrigatórias nos ambientes ao ar livre do Distrito Federal. O deputado Hermeto acredita que essa medida vem em boa hora, já com a metade da população vacinada.

Visita ao Gama

O deputado Fábio Félix esteve em reunião com professores do CEMI, EC 18 e CEF 01, todos do Gama, onde foram tratados o retorno seguro na volta às aulas, demandas das escolas e emendas parlamentares. O CEMI do Gama é uma escola que se destaca pelo desenvolvimento de projetos científicos e pedagógicos.

Impressora 3D

Com emendas do mandato do deputado Fábio Félix, eles construíram o espaço “Makerspace”, em que os alunos usam impressora 3D, itens de marcenaria e outros objetos para realizar diversas atividades pedagógicas complementares. Para Félix, a luta pelo sistema socioeducativo é contínua. As reuniões foram na quinta-feira e no mesmo dia ele também esteve com servidoras da Unidade de Internação Feminina do Gama (UIFG).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado