Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Marielle presente: parlamentar do DF é destaque em encontro

Redação Jornal de Brasília

17/03/2021 6h57

Hylda Cavalcanti e Catarina Lima
[email protected]

Mediadora de encontro promovido pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados que homenageou a memória de Marielle Franco, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF/foto) foi destaque em meio a vários especialistas, ao afirmar que as violências políticas de gênero são comumente naturalizadas e, na maioria das vezes, passam desapercebidas.

Enfrentamento – “Elas se dão desde quando dizem que meninas não podem assumir funções de comando e isso vai sendo perpetrado. Quando as mulheres enfrentam e assumem os locais de poder, as tribunas, as canetas, os microfones, é como se houvesse uma ação permanente para tirá-las dali e calá-las. Todos os dias enfrentamos isso”, disse.

Pela CPI

A senadora Leila Barros (PSB-DF) tem sido uma das parlamentares atuantes no Congresso, nos últimos dias, nos pedidos pela instalação de uma CPI para apurar erros e omissões no combate à pandemia da covid-19.

Letargia – “Temos de agir. O Senado Federal não pode continuar letárgico. Devemos assumir nossa responsabilidade e instalar essa comissão independentemente de quem possa ser atingido. É nossa obrigação dar uma resposta à sociedade”, ressaltou.

Caladinho – O presidente da casa, Senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), mesmo com o aumento de declarações como a de Leila, continua caladinho, caladinho, fingindo que essa instalação não é com ele.

Desembargadora

Começa a atuar nos julgamentos do TJDFT a partir desta semana a nova desembargadora da Corte, Diva Lucy de Faria Pereira, empossada na última sexta-feira (12). Tida como uma pessoa afável e bem preparada juridicamente, a magistrada era juíza e chegou ao cargo por merecimento.

Grilagem – Ela foi promovida, por unanimidade, pelo Pleno do Tribunal e ocupará a vaga deixada pelo desembargador Carlos Divino Vieira Rodrigues, que se aposentou em dezembro passado. É graduada em Direito pela UnB, com especialização em Direito Constitucional. Diva também é conhecida pelo seu combate à grilagem de terras.

Estudantes

Preocupado com os profissionais e estudantes que precisam trabalhar na “linha de frente” do combate à pandemia, o deputado distrital Reginaldo Sardinha (Avante) protocolou um ofício à secretaria de Saúde do DF pedindo a inclusão dos estudantes de medicina que estão no internato no grupo prioritário para vacinação contra a covid.

Urgência – De acordo com o distrital, os estudantes precisam passar pelo estágio obrigatório para que possam concluir a faculdade e estão em constante contato com o vírus. “É urgente a inclusão deles no plano distrital de imunização, pois estão em contato com pacientes infectados e com os demais profissionais da área da saúde”, frisou.

No aguardo – Segundo Sardinha, em solicitação feita no mês passado, seis centros acadêmicos de medicina de faculdades públicas e privadas do DF e pela Associação dos Estudantes de Medicina do DF (Aemed-DF) já pediram essa inclusão e aguardam resposta. O grupo envolve 785 alunos, excetuando-se os que trabalham no HUB – já vacinados.

Manutenção

Um dos parlamentares preocupados com o estoque de oxigênio hospitalar nos hospitais do Distrito Federal, o deputado distrital Jorge Vianna (Podemos) fez um apelo ontem aos órgãos de saúde pública para a manutenção dos fluxômetros das bombas de oxigênio existentes nas unidades de Brasília e Regiões Administrativas.

Vazamentos – Ele informou que muitos desses equipamentos que estão nos hospitais e postos de saúde podem apresentar vazamentos, o que reduz a quantidade de oxigênio para ser oferecida aos pacientes. “Neste momento de pandemia, é preciso que fiquemos de olho nesses detalhes, que podem ajudar a salvar muitas vidas”, pregou.

Várias frentes

O deputado distrital Chico Vigilante (PT) não para de atuar em várias frentes pelo combate à pandemia. Por um lado, ele está particularmente satisfeito com a decisão judicial que exigiu, esta semana, que a Secretaria de Saúde do DF mantenha em sua integralidade a divulgação diária dos dados epidemiológicos relativos à covid.

Apuração – Por outro, pediu ao governador Ibaneis Rocha para apurar as tentativas de invasão por bolsonaristas ao quarto da médica Ludmila Hajjar, num hotel de Brasília, e as ameaças feitas a ela. Hajjar acabou recusando o convite para ser a próxima ministra da Saúde. Vigilante requereu que o GDF determine à instauração de inquérito sobre o caso.

Proteção

Dois projetos de lei do deputado Daniel Donizet (PL) que visam à proteção dos animais foram aprovados segunda-feira (15) pela Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo da Câmara Legislativa do DF (CLDF).

Novas regras – Um deles institui regras gerais para a execução da Política de Castração de Cães e Gatos. O outro institui e inclui no Calendário Oficial de Eventos do DF o “Novembro Azul Pet”, com o objetivo de chamar a atenção para diagnósticos de doenças na próstata dos machos.

Perseverança – Durante a votação, Donizet foi elogiado pelos colegas da comissão pela perseverança nas suas pautas de proteção e defesa aos animais e na atuação pelo fortalecimento dessa política pública durante o seu mandato.

Decisão

O deputado distrital Hermeto (MDB) está animado com decisão recente do STF que assegurou a retenção de valores para o Fundo Constitucional do DF, destinados à área de saúde dos bombeiros e PMs.

Repasses – Na prática, a ação questionava a retenção de valores do fundo destinados às áreas de saúde das corporações militares. Até a decisão, a União vinha deixando de fazer os repasses, por considerar que a arrecadação na fonte de cada policial e bombeiro deveria integrar o cálculo dos repasses.

“Mais fôlego” – Isso fazia com que o valor total destinado às corporações militares viesse sempre a ser menor. “Agora esses recursos serão incrementados e o atendimento terá certo fôlego que beneficiará muitos usuários do sistema de saúde da PM”, afirmou o parlamentar.

No Frentas

Vários magistrados do Distrito Federal comemoraram a posse, na última segunda-feira (15), da presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) Renata Gil, como coordenadora da Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público (Frentas). O grupo reúne mais de 40 mil juízes, promotores e procuradores do país.

Fortalecimento – Renata é juíza criminal no Rio de Janeiro e foi a primeira mulher a presidir a AMB em mais de 70 anos de história. Segundo ela, o foco principal da nova gestão do Frentas será o fortalecimento do sistema de justiça, da primeira instância aos tribunais superiores.

Rapidez – “Nesse período de crise sanitária, política e econômica, as demandas apresentadas ao Poder Judiciário necessitam de uma rápida resolução, sob pena de aprofundarmos os conflitos sociais”, destacou.

Mobilização

A União dos Policiais do Brasil (UPB), que congrega mais de 20 entidades representativas de carreiras policiais, realiza hoje, a partir das 13h, uma carreata em apoio e defesa da segurança pública. Reforma administrativaConforme eles contaram, manterão a mobilização que estavam fazendo pela aprovação da PEC Emergencial, mas agora com outro desafio: acompanhar a PEC da reforma administrativa e tentar impedir perdas de direitos.Pela EsplanadaA carreata partirá do estacionamento do Estádio Nacional e seguirá pela Esplanada dos Ministérios. “Queremos deixar claro o descontentamento pelo tratamento injusto com o qual os profissionais de segurança pública civil estão recebendo”, disseram.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado