Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Maduro não, verde sim

Rollemberg fez uma brincadeira com Alckmin. Disse que, “Aos 71 anos, Alckmin descobriu que melhor do que ser maduro é ser verde”

Eduardo Brito

04/04/2024 18h26

Hoje secretário de Economia Verde do Ministério do Desenvolvimento, o ex-governador Rodrigo Rollemberg fez uma brincadeira com o chefe, o também vice-presidente Geraldo Alckmin. Disse que, “Aos 71 anos, o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin descobriu que melhor do que ser maduro é ser verde”.

Tudo porque Alckmin avisou que sua “próxima parada será a neoindustrialização (indústria verde, inovadora, exportadora, competitiva e geradora de empregos)”.

Pelas contas do vice, em 2023, a produção de veículos no Brasil foi de 2,3 milhões de unidades, 9,1% de crescimento em relação a 2022 e em março, o emplacamento de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus aumentou 13,6% em relação a fevereiro, acumulando uma alta de 9,1% no trimestre, em relação a 2023.

“Com o Mover, os incentivos para renovação de máquinas e o programa Combustível do Futuro, o presidente Lula está tornando nossa mobilidade mais verde e inovadora, criando empregos de qualidade ao longo da cadeia produtiva de veículos”, avaliou Alckmin, o que entusiasmou Rollemberg.

Má repercussão na Câmara

Mas Rollemberg acabou, do nada, se tornando alvo de ataques violentos na Câmara Legislativa. A briga nem era com ele. Tudo começou com ataques da oposição ao governador Ibaneis Rocha. Os governistas, claro, reagiram.

Disseram que a culpa de todos os problemas enfrentados por Ibaneis, no início de seu mandato, vinham do governo Agnelo Queiroz.

Os petistas defenderam Agnelo, dizendo que ele construiu creches e unidade de saúde, mas os partidários de Ibaneis contra-atacaram invocando declarações de Rollemberg, sucessor de Agnelo, confirmando que encontrara os cofres vazios e uma dívida tão grande que o obrigou a parcelar o salário do funcionalismo.

Foi a conta. Rollemberg não conta com uma bancada leal na Câmara. Uniram-se os distritais Chico Vigilante, do PT, Robério Negreiros, líder do governo, Iolando Almeida, do MDB, Rogério Morro da Cruz, do PRD e até o presidente Wellington Luiz partiram para críticas a Rollemberg. Houve até quem dissesse que seu governo foi o pior da história de Brasília.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado