Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Joe ou Israel?

Arquivo Geral

08/11/2016 7h00

Atualizada 07/11/2016 22h09

A chapa dupla do bloco Sustentabilidade e Trabalho pela presidência da Câmara Legislativa está com os dias contados. Até o momento, a frente política apostou nas campanhas simultâneas dos deputados distritais Israel Batista (PV) e Joe Valle (PDT). Ambos desejam e trabalham com afinco para conseguir os votos dos colegas de plenário para a eleição, prevista para 15 de dezembro. Isso vai acabar. O bloco fará uma reunião para definir qual será o candidato do grupo na corrida pelo comando do Legislativo.

Imposição natural

Inicialmente, o bloco achou interessante manter dois nomes na disputa – Israel tem excelentes relações com o Palácio do Buriti e Joe, mais experiência e traquejo com os demais parlamentares. No entanto, a corrida começou a afunilar. Este cenário favorece nomes mais consolidados, especialmente nas articulações da corrida. Afinal quem tem mais força em uma negociação? Um candidato certo? Ou possível candidato? No tabuleiro atual, os personagens em melhores posições são Agaciel Maia (PR) e Sandra Faraj (SD).

Muito além da presidência

A necessidade de definição de um candidato vai muito além da presidência. O grupo precisa marcar posição para pavimentar as negociações dos demais membros nas composições para a Mesa Diretora e das comissões da Casa.

A caneta dos 48

Por enquanto, o Palácio do Buriti não entrou oficialmente em campo nas articulações pelo comando da Câmara. Tudo indica que Rollemberg deixará para se posicionar de forma incisiva na véspera da eleição, aos 48 minutos do segundo tempo. E tradicionalmente a caneta do GDF é decisiva. “É claro que ele vai entrar, até para evitar que a oposição retome a presidência. Mas não será agora. Muita coisa pode acontecer ainda e para o governador não é interessante fechar uma posição ainda e arcar com compromissos desnecessários. Ele vai entrar em campo no final do jogo”, comenta um parlamentar da base governista.

Ato falho

Era para ser somente o convite para o lançamento da frente parlamentar para a promoção do desenvolvimento social na Câmara Legislativa, de iniciativa do deputado distrital Joe Valle (PDT). Quem postou, no entanto, deixou escapulir a imagem de uma cerveja importada no Facebook do parlamentar, que ainda ganhou uma curtida, antes que a foto intrometida ser apagada.

Cafezinho

O governador Rodrigo Rollemberg e o secretário das Cidades, Marcos Dantas, fizeram questão de tomar café com os servidores que participaram da primeira edição do programa Cidades Limpas. Ontem, pela manhã, a iniciativa levou 130 trabalhadores de vários órgãos para ajudar na limpeza e conservação do Gama.

PPS em estado de alerta

Chegou até os ouvidos do PPS a informação de que o Governo DF estaria estudando o fechamento do Centro de Saúde de São Sebastião. “Se isso for verdade, será uma calamidade para a população da cidade, que há tempos reclama por um hospital”, dispara o presidente regional da sigla, Chico de Andrade. A legenda começou a se articular para evitar que o boato se concretize.

Governadores entram na Justiça por recursos da repatriação

Sem sucesso nas negociações com o Palácio do Planalto, governadores de 21 unidades da federação entraram com uma ação no Supremo Tribunal Federal para reivindicar o repasse das multas geradas pela ação de repatriação dos recursos enviados ilegalmente para o exterior. O Fórum dos Governadores do Brasil articula inclusive uma reunião com a presidente do STF, Carmen Lúcia, para tratar sobre o tema. Segundo o coordenador do grupo, o governador do Piauí, Wellington Dias, o pleito tem o respaldo jurídico do Artigo 160 da Constituição Federal.

Não somos pedintes

“Não se trata de quem é governo ou oposição e nem posição de pedintes, vejam que são Estados governados por diferentes partidos. É a defesa dos recursos dos nossos Estados, para nosso povo”, argumenta Dias. Em resumo, o artigo 160 não permite que a União impeça que municípios, estados e o Distrito Federal tenham acesso aos recursos adicionais e acréscimos relativos a impostos. “Tentamos evitar este caminho, nos foi negado. O que queremos agora é que o STF garanta o cumprimento da Constituição. E confiamos na decisão liminar”, enfatiza o governador do Piuaí.

Pressão contra o Uber

Taxistas fazem hoje um ato de protesto contra o Uber, em frente ao Congresso Nacional. Representantes de vários estados apoiam a construção de um projeto de lei para barrar o aplicativo nacionalmente. Nas palavras da categoria, o aplicativo representa um modelo de concorrência ilegal e predatória. O movimento tem o respaldo da Associação Brasileiras das Associações e Cooperativas de Motoristas de Táxis.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado