Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Izalci alerta para necessidade de renovar ensino médio

“O Brasil está muito atrasado em relação a outros países que investiram na modernidade e tornaram suas escolas atrativas”, avaliou Izalci

Eduardo Brito

06/04/2023 20h46

Comentando nesta quinta-feira, 6, a nova lei do ensino médio, que teve sua aplicação adiada pelo governo Lula, o senador brasiliense Izalci Lucas alertou que o verdadeiro problema está em que o governo precisa aprimorar, capacitar professores e melhorar a infraestrutura das escolas.

“O Brasil está muito atrasado em relação a outros países que investiram na modernidade e tornaram suas escolas atrativas”, avaliou Izalci.

Afinal, completou, “aqui um dos principais motivos para evasão escolar é que a escola não atrai e nem oferece ao aluno a possibilidade de uma profissão”.

A inclusão de matérias profissionalizantes no ensino médio é uma das principais críticas feitas pelos sindicatos ligados ao PT, que consideram a adoção dessas matérias uma medida discriminatória, por “criar uma escola de pobre”.

O novo ministro Camilo Santana, que está sob tiroteio desses sindicatos por querer cobrar resultados às escolas, também recebeu críticas por apenas adiar a implantação da lei, em vez de partir para sua anulação.

“A indústria brasileira tem um número altíssimo de vagas que não são preenchidas na área de tecnologia, por exemplo, pela falta de pessoas com a qualificação necessária”, mostrou Izalci. Hoje, mais de 2 milhões de crianças e adolescentes estão fora da sala de aula em nosso país, e poderiam estar qualificados para essas vagas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado