Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Intrigas republicanas

Aliados do Republicanos pressionam por mais espaço no governo Ibaneis em ano pré-eleitoral e Senadoras Damares e Leila trocam elogios por homenagem aos policiais civis do DF

Eduardo Brito

23/06/2025 18h24

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Embora estejam aparentemente normais as relações entre o Buriti e o Republicanos, que contam com forças poderosas como os deputados Fred Linhares e Júlio Cesar Ribeiro, além da senadora Damares Alves, existe em segmentos do partido esforços para pressionar o governo Ibaneis. Ao que parece, querem ampliar sua fatia de cargos em período pré-eleitoral.

Elogios raros

Uma raridade na sessão do Senado: representantes do DF trocaram elogios mútuos. A senadora Damares Alves, do Republicanos, cumprimentou a também senadora Leila Barros, do PDT, pela autoria do requerimento em favor de sessão especial em homenagem aos policiais civis, em especial aos do Distrito Federal. Disse que mostrava a disposição de a gente parar tudo nesta Casa para fazer essa homenagem.

damares
Damares. Foto: Roque de Sá/Agência Senado

“Não importa o dia: nós precisamos fazer isso e mandar um recado para o Brasil e para o Parlamento de quanto nós precisamos valorizar nossos guerreiros policiais civis, e nossos guerreiros delegados também.” Para ela, é “um movimento necessário no momento em que nós temos visto uma discussão muito grande no país entre a liberdade de expressão, as manifestações culturais e os policiais sendo colocados na berlinda o tempo todo”.

Leila Barros. Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Leila respondeu no mesmo tom. Avisou: “Damares, a política é feita de gestos, e eu acho que nós duas damos, dentro desta Casa, um grande exemplo de civilidade e de respeito. É um prazer estar com você nesta legislatura, compondo esta bancada. A gente sabe dos nossos desafios, da nossa luta aqui, e, é claro, sou uma voz dentro do Governo Federal, mas você e o Izalci também têm me ajudado muito nesta luta – eu também tenho que reconhecer isso.”

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado