Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Ibaneis descarta diálogo com o Planalto

Três partidos (MDB, Republicanos e PL) devem fechar questão, opondo-se a qualquer alteração no repasse da União ao governo local

Eduardo Brito

05/12/2024 18h59

54183647576 e42c92e0ff h

Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, se reuniu com líderes da Câmara e o presidente Arthur Lira para discutir a proposta do governo Lula que altera o cálculo do reajuste anual para Fundo Constitucional do DF, parte do pacote de corte de gastos.

Ibaneis minimizou a participação do governo no debate e afirmou que até o fim desta semana deve conquistar o apoio de “todos os partidos de centro-direita” em defesa da manutenção do fundo constitucional nos moldes atuais.

Durante o encontro, o governador defendeu a retirada da proposta da pauta da Câmara e afirmou que, caso seja votada, o governo Lula deve enfrentar derrota no plenário.

Também a vice Celina Leão avaliou como bastante positiva a reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, para tratar do Fundo.

Celina afirmou que Lira demonstrou sensibilidade em relação aos argumentos apresentados pelos representantes do Distrito Federal e do Executivo local contra a proposta do governo federal, que visa alterar o cálculo do FCDF.

“Foi uma reunião muito tranquila. Ele nos explicou que a proposta do governo federal ainda não tem relator designado na Câmara. Nos próximos dias, continuaremos debatendo o tema. É um assunto de extrema importância para nós”, destacou a vice-governadora.

Partidos fecham questão

A referência feita aos partidos de direita tem uma razão. É que A luta pela manutenção das regras atuais do cálculo de reajuste do Fundo Constitucional ganhou mais apoio.

Três partidos (MDB, Republicanos e PL) devem fechar questão, opondo-se a qualquer alteração no repasse da União ao governo local. O mais recente é o PL, partido que faz oposição acirrada ao Planalto.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado