Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

GDF parcela os salários de servidores em agosto

Arquivo Geral

27/07/2017 6h30

Agência Brasil

GDF parcela os salários de servidores em agosto
Vai pagar, mas parcelado. O Governo do DF aderiu à modalidade dos estados falidos e também deve escalonar os salários dos servidores públicos já a partir do próximo mês. O governador Rodrigo Rollemberg já teria até avisado aos mais chegados que pretende pagar 80% dos vencimentos de agosto no quinto dia útil do mês de setembro e o restante no dia 20.

Dificuldades financeiras
Oficialmente, o Palácio do Buriti diz que não há decisão tomada a esse respeito. Mas concorda que todo fim de mês as dificuldades são grandes para juntar o dinheiro e quitar a folha dos servidores. Uma sinalização neste sentido ainda dependeria dos resultados da arrecadação e de repasse de recursos federais.

Sindicalistas cientes
O presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle, disse a representantes das categorias da Polícia Civil do DF, ontem, que os tempos são austeros. “Neste segundo semestre, se não for tomada uma atitude, os salários correm risco. É preciso ter precaução”, disse o deputado, depois da reunião. No Buriti e na Secretaria de Fazenda, só se fala na dureza que tem sido pagar salário nesta gestão.

Cada vez mais deserta
Concebida para ser a principal avenida comercial da capital, a W3 Sul se tornou um verdadeiro deserto de pedestres e consumidores. O trânsito pesado e a falta de estacionamentos já foi um problema para quem precisava acessar lojas, bancos e empresas que só tinham ali. Hoje, poucas são as que sobrevivem por lá. Somente este ano, 142 lojas foram fechadas. Para o Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista), as causas são diversas e passam pelo valor dos aluguéis, falta de segurança, escassez de vagas para veículos, queda nas vendas e elevada carga tributária. “É preciso que o Governo do DF faça algo de concreto pela W3 Sul o quanto antes. Não dá mais para esperar. Cerca de dez mil pessoas dependem direta ou indiretamente do comércio da W3 Sul”, afirma o presidente do sindicato, Edson de Castro.

513 Sul, a mais prejudicada
De acordo com um levantamento do Sindivarejista, as quadras mais prejudicadas são a 513, onde 17 estabelecimentos fecharam as portas; 516 e 509, com 15 lojas trancadas cada uma; e 508 e 506, onde 13 comércios deixaram de existir, em cada uma. De acordo com a entidade, a 510 Sul é a única quadra da região onde todas as lojas permanecem em funcionamento. Lá, a maioria das lojas é voltada para o comércio de enxoval de recém-nascidos.

Wasny quer o Senado. E o PT, quer o que?
No PT, o deputado distrital Wasny de Roure se articula para viabilizar a candidatura dele ao Senado. Mas, primeiro, terá de convencer a família de que é uma boa ideia pleitear uma das duas cadeiras no Congresso Nacional e tentar um mandato de oito anos por lá. Depois, são os petistas é que precisam se convencer de que o nome dele agrega mais votos que o da deputada federal Erika Kokay, por exemplo, defensora das minorias. Conhecido por uma postura firme e séria, o petista é evangélico e transitaria bem entre os mais tradicionais, que são maioria.

Emendas para o Sarah
O deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF) destinou R$ 3 milhões em emendas para o Hospital Sarah Kubitschek. E diz que, com isso, milhares de pessoas serão beneficiadas, já que o atendimento na unidade é gratuito e aberto para toda a população.

Pálpebra e papada
Dois mil e dezoito está bem aí e não se pode brincar com a alta resolução dos televisores e das câmeras fotográficas. Junte-se a isso as pretensões claras da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) de se candidatar ao Governo do Estado do Tocantins. Em tempos tão modernos, a preparação para a eleição não passa somente pelas articulações políticas. É preciso estar bem na fita. E na foto. E ela já está cuidando dessa parte. Passou por um procedimento para reduzir a papada e levantar as pálpebras, em uma clínica de estética do Sudoeste, ontem. Ela, que é amiga da cirurgiã plástica, gastou pouco mais de R$ 9 mil pelo pacote incluindo as duas intervenções.

Obra parada
A previsão era de entregar a obra do Centro de Saúde nº 11, na Expansão do Setor O (Ceilândia), em dezembro deste ano, mas, ontem, o deputado distrital Rafael Prudente (PMDB) disse que foi até lá fazer uma vistoria e encontrou as obras abandonadas. “Para minha surpresa, não encontramos ninguém trabalhando. Vamos continuar cobrando do governo, fazendo vistorias e auditorias, para que esse importante centro seja entregue à população o quanto antes”, discursou, em vídeo veiculado nas redes sociais. O parlamentar ressalta que trata-se do maior posto de atendimento à população no DF e que está desativado há mais de quatro anos

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado