Desde esta segunda-feira, virou Cidadã Honorária de Brasília a ativista e drag queen Ruth Venceremos. Iniciativa do deputado Gabriel Magno (PT), a cerimônia foi referendada pela Câmara Distrital. Segundo o parlamentar, a honraria destaca a relevância de Ruth Venceremos para a representatividade e visibilidade da comunidade LGBTQIA+ e pela articulação de lutas sociais.
“A simbologia da cultura drag representada por uma negra periférica certamente propicia representatividade a muitos cidadãos invisibilizados e se conecta com a realidade de vida e experiência de milhares, não só no Brasil”, alega Magno.
Nascida Erivan Hilário dos Santos em 1984, em Belém do São Francisco, Pernambuco, Ruth Venceremos mudou-se aos 13 anos com a família para um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em Santa Maria da Boa Vista (PE).
No MST, Ruth enfrentou discriminação e iniciou sua atuação contra a LGBTfobia por meio de ações artísticas e educativas direcionadas a professores, alunos e trabalhadores do campo. Na última eleição, foi candidata a deputada, mas não se elegeu.