Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Dinheiro das ONGs não chega aos índios

Sílvia fez questão de exibir um manifesto em que oito índios Waiapi alegam que ela não pode representar a nação, por, alegarem, “ser bolsonarista”

Eduardo Brito

01/08/2023 19h48

Brasília – 06/06/2023 Acampamento indígena contra o Marco Temporal na Esplanada dos Ministérios. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Em depoimento à CPI das ONGs nesta terça-feira, 1º, a deputada Sílvia Waiãpi chamou de “cárcere verde” as condições em que vivem enclausurados ribeirinhos e indígenas da Amazônia, em completa pobreza imposta pelas ações de ONGs financiadas por organismos estrangeiros, segundo ela a ponto de obrigar mulheres a se prostituir nas estradas. Ela trouxe provas.

Depois de exibir vídeos de índios de sua nação, os Waiapi, implorando por energia elétrica e por internet, ela repassou ao relator da CPI documentos mostrando repasses de 20 entidades internacionais, entre empresas e órgãos públicos, feitos à ONG que controla a reserva dos indígenas.

O dinheiro simplesmente não chega à população. Sílvia fez questão de exibir um manifesto em que oito índios Waiapi alegam que ela não pode representar a nação, por, alegarem, “ser bolsonarista”.

Deu o motivo: são justamente os índios cooptados pelas ONGs O senador Hamilton Mourão corroborou: segundo ele, as ONGs procuram descredenciar qualquer indígena que não as obedecem ou não são de partidos de esquerda.

Para falar mal

A deputada, repassou outros documentos à CPI comprovando que organizações não-governamentais, como a americana Fundação Ford, financiam indígenas brasileiros para falar mal do Brasil lá fora. Exibiu, por exemplo, um texto mostrando que “Fundação Ford patrocina a delegação indígena crítica do agronegócio brasileiro na COP23”.

Silvia Waiãpi disse que são essas organizações, como a Ford, que financiam indígenas para que atentem contra a economia de sua própria Nação, falando mal, inclusive, do agro brasileiro.

Essas organizações pagam viagens para fora do país, Para que indígenas cooptados venham a falar mal da sua própria nação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado