Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Dia Internacional da Síndrome de Down

A síndrome de Down não é uma doença e sim uma condição genética causada pela triplicação do 21º cromossomo

Eduardo Brito

26/03/2024 18h16

O Plenário da Câmara dos Deputados recebeu pessoas com síndrome de Down, que defenderam o fim do preconceito e a garantia de direitos. Elas participaram da sessão de homenagem ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado dia 21 de março.

A síndrome de Down não é uma doença e sim uma condição genética causada pela triplicação do 21º cromossomo – por isso, ela também é conhecida como Trissomia 21 ou T21.

Entre as características físicas associadas à síndrome estão olhos amendoados, maior propensão ao desenvolvimento de algumas doenças e a falta de tônus muscular. A deputada Erika Kokay que pediu a sessão, destacou que o tema da campanha deste ano – “Chega de estereótipos, abaixo o capacitismo” – reflete a importância de se desafiarem os estigmas que cercam as pessoas com Síndrome de Down.

“Não são os cromossomos que determinam as potencialidades das pessoas”, disse. Na avaliação da parlamentar, é preciso dar oportunidades para essas pessoas, colocar a educação inclusiva no Orçamento e assegurar as cotas para pessoas com deficiência no mercado de trabalho, já previstas em lei.

“Assegurar as cotas e assegurar a qualificação no mercado de trabalho também, porque a maioria das pessoas com deficiência que estão no mercado de trabalho ganha até dois salários mínimos”, observou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado