Durante palestra-debate promovida pelo Lide, no Lago Sul, nesta segunda-feira, 16, o governador Ibaneis Rocha destacou ações do Governo do Distrito Federal voltadas à mobilidade urbana, em especial ao uso de veículos elétricos e híbridos.
O encontro teve como palestrante o vice-presidente sênior da montadora chinesa BYD Auto no Brasil, Alexandre Baldy, e reuniu lideranças políticas e empresariais para debater o futuro da eletromobilidade no país.
“Nós tivemos a coragem, ainda em 2021, de alterar o decreto do IPVA aqui em Brasília isentando carros híbridos e elétricos na nossa capital. Nós temos avançado muito nessa pauta de descarbonização, e um dos melhores meios é exatamente através da utilização de veículos híbridos e elétricos. Nós multiplicamos por mais de 10 vezes a venda de veículos dessa qualidade”, frisou Ibaneis Rocha, em referência às políticas de incentivo ao uso de veículos elétricos e híbridos, como a isenção de IPVA para os proprietários desses automóveis.
Atualmente, o DF conta com cerca de 130 pontos de recarga (eletropostos). A frota de veículos da capital ultrapassa 1,2 milhão de carros, sendo pouco mais de 32 mil da categoria eletrificada. A venda desses veículos segue crescendo. Em 2022, foram 4.612 híbridos e 895 elétricos vendidos. Em 2024, o número subiu para 18.950 híbridos e 9.495 carros elétricos. Este ano, os dados já apontam 12.276 híbridos e 5.927 carros elétricos vendidos.
Entre as principais medidas elencadas por Ibaneis, está a implementação de uma frota de 90 ônibus elétricos no transporte público da capital. “A gente está entrando agora na pauta também dos ônibus elétricos. Até o final do ano, todos os ônibus que vão percorrer as ruas do Plano Piloto serão elétricos para que depois toda a frota do DF seja elétrica”, anunciou.
Outro destaque é a criação de uma linha de crédito específica para taxistas adquirirem veículos elétricos. A iniciativa visa modernizar a frota de táxis do DF, que conta com cerca de 3,4 mil permissionários. O financiamento contará com três meses de carência a partir da assinatura do contrato, taxa de juros de 1,75% ao mês, e prazo de pagamento de até oito anos – equivalente à garantia média das baterias dos veículos. “Nós estamos usando um programa para os taxistas, criando condições especiais para que todos eles possam adquirir esses veículos elétricos”, afirmou.
Segundo o chefe do Executivo, o GDF estuda uma forma de incluir os veículos de aplicativo na isenção. “Então, a gente espera ainda até o início do próximo semestre tratar com o pessoal dos aplicativos para que a gente possa ter toda a frota de transporte do DF eletrificada”, completou Ibaneis Rocha.