Faz parte do papel das bancadas governistas pleitear investimentos públicos como um corolário de seu apoio parlamentar. Foi o que aconteceu com a instalação das que receberão novas unidades dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
O governo federal anunciou nesta terça-feira a lista das cidades que terão os institutos. O Distrito Federal ganhará dois novos campi do Instituto Federal de Brasília (IFB) em Sobradinho II e Sol Nascente. No Palácio do Planalto, o presidente Lula anunciou pela manhã que 100 novos campi serão entregues em todo Brasil até o fim de 2026.
A bancada governista jogou junto e a inclusão das regiões administrativas atendeu a um pedido da senadora brasiliense Leila Barros, que levou esse pedido em janeiro ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Desconfiança nos Republicanos

Camilo Santana com o deputado Gilvan Máximo, do Republicanos. Crédito: Divulgação
Não foram apenas governistas que apareceram para reivindicar os institutos federais. Outro deputado brasiliense, Gilvan Máximo, também esteve por lá, defendeu os dois novos institutos e até tirou selfie com o ministro da Educação, Camilo Santana, petista de carteirinha.
O detalhe é que Gilvan Máximo pertence ao Republicanos, partido que formalmente está na oposição ao governo Lula. Como existe todo um movimento de aproximação tendo em vista a sucessão na Câmara dos Deputados, bolsonaristas-raiz falam em filiar ao PL figurões do Republicanos, entre eles o governador Tarcísio de Freitas e até a senadora brasiliense Damares Alves.
A propósito, Gilvan Máximo agora está seguro no mandato, após o Supremo Tribunal Federal recusar assento a candidatos que pleiteavam a contagem das sobras eleitorais. Gilvam poderia perder a cadeira para o ex-governador Rodrigo Rollemberg, mas agora foi efetivado de vez.