Menu
Do Alto da Torre
Do Alto da Torre

Adequação

Conforme estudo técnico da Secretaria de Economia do DF, a prorrogação do Refis tem um valor previsto de renúncia fiscal de R$ 132,6

Redação Jornal de Brasília

23/03/2021 6h46

Hylda Cavalcanti e Catarina Lima
[email protected]

O governador Ibaneis Rocha (foto) enviou projeto de lei à Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para adequar à Lei de Diretrizes Orçamentárias a expectativa de arrecadação do Refis, que é de R $330 milhões.

Renúncia – Conforme estudo técnico da Secretaria de Economia do DF, a prorrogação do Refis até 31 de março tem um valor previsto de renúncia fiscal para este ano de R$ 132,6 milhões.

Parque

Tramita na Câmara Legislativa do DF (CLDF) projeto de lei que cria o Parque Ecológico Mangueiral, na Região Administrativa do Jardim Botânico. A iniciativa é do deputado distrital João Cardoso (Avante), que é auditor fiscal do Instituto Brasília Ambiental (Ibram).

Bacias – De acordo com Cardoso, o objetivo da proposta é não só contribuir com a recuperação e a proteção da fauna e flora do local, mas garantir a ligação entre áreas protegidas na forma de corredor ecológico entre a bacia do Lago Paranoá e a bacia do Rio São Bartolomeu, que são fontes de recursos hídricos essenciais para abastecer todo o DF.

Universidade

Durante audiência pública realizada na última semana para debater a Universidade do DF, o deputado distrital Claudio Abrantes (PDT) destacou a importância da iniciativa. Ele já presidiu a frente parlamentar da Casa que de defende a instalação.

Oportunidade – “Essa luta faz parte da minha pauta desde o primeiro mandato. Iniciamos a construção no ano passado e temos plena convicção de que se tornará uma realidade. O DF precisa abrir esta oportunidade para a formação superior do cidadão brasiliense”, destacou.

Destaque

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nota destacando a importância da rejeição dos vetos presidenciais, na última semana, à Lei Complementar 177/2021. A lei tem como autor o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), que trabalhou pela derrubada do veto.

Fundo – A medida impede o contingenciamento dos recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), a partir de 2021, principal fonte de financiamento à ciência, tecnologia e inovação
(CT&I) do país.

Ajuda

“A liberação dos recursos contingenciados do FNDCT ajudará o Brasil a enfrentar os efeitos da crise gerada pela pandemia da covid-19, nos campos sanitários e econômicos”, afirmou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.

Maninha

A ex-deputada federal pelo DF Maria José Maninha será uma das convidadas de honra de palestra programada para amanhã, de forma virtual, pela OAB/DF sobre a luta das mulheres no país, dentro da programação da entidade intitulada “Jornada da Memória e Verdade”.

Contexto atual – O evento contará com a mediação das advogadas Maria Victoria Hernandez Lerner e Nildete Santana de Oliveira. O objetivo é a promoção da defesa do direito humano à memória e à verdade, correlacionando fatos passados com o contexto político e social atual.

Rede de mulheres

Um grupo de 78 pesquisadoras da UnB lançou recentemente a rede Mulheres na Zoologia, que apoia e promove a participação feminina na ciência. A iniciativa, segundo informações da universidade, partiu de cientistas da área de biologia que perceberam padrões que dificultam o trabalho de mulheres e de outros grupos sub-representados.

Abandono – Foi um artigo publicado pela professora do Departamento de Zoologia da UnB Veronica Slobodian numa revista internacional, que incentivou a organização do grupo. O texto levanta a discussão sobre como as mulheres acabam abandonando mais a carreira na ciência em comparação aos homens.

Menos reconhecidas – “A literatura pertinente aponta várias causas para isso, mas algumas delas são que as mulheres são sistematicamente menos reconhecidas pelo seu trabalho e são muito mais sobrecarregadas que seus colegas homens, principalmente durante este período de pandemia”, afirmou a professora Veronica Slobodian.

Mais prioridades

As discussões na CLDF para incluir categorias como policiais e professores entre os grupos prioritários na fila da vacina da covid promete ter continuidade. Ontem, o deputado distrital Chico Vigilante (PT) pediu para que vigilantes, rodoviários, bancários em atendimento ao público e garis também tenham prioridade na vacinação do DF.

Riscos – Em indicação ao GDF, destacou que essas categorias são consideradas como atividades essenciais durante a pandemia. “São trabalhadores que estão na linha de frente do enfrentamento ao vírus e que arriscam, diariamente, suas vidas e de suas famílias diate do algo nível de contágio”, justificou.

Modernização

O deputado distrital Jorge Vianna (Podemos), que tem visitado constantemente os hospitais para fiscalizar ações de combate à covid e o atendimento à população, recebeu na última semana profissionais da área no seu gabinete para tratar de projeto de lei do Executivo que dispõe sobre modernização da carreira de assistência pública à saúde.

Radiologia – Estiveram com ele representantes do Sindicato dos Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares em Radiologia do Distrito Federal (Sinttar/DF) e do Conselho Regional de Radiologia. Vianna se colocou à disposição para ajudar nas demandas do que for melhor para a categoria e prometeu colaborar com a tramitação dessa pauta.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado