Menu
Cinema com ela
Cinema com ela

“Ruby Marinho: Monstro Adolescente” é animação despretensiosa sobre amadurecimento

Nova aposta da DreamWorks, chega aos cinemas nacionais nesta quinta-feira (29)

Tamires Rodrigues

29/06/2023 11h41

Foto: Divulgação/Universal Pictures

Os anos no ensino médio não são fáceis para nenhum adolescente, especialmente se você vem de uma família de monstros marinhos tentando se esconder na terra. Esse é o enredo de “Ruby Marinho: Monstro Adolescente”, nova animação da DreamWorks, mesmo estúdio que produziu a franquia de sucesso “Shrek” iniciada em 2001, que estreia nesta quinta-feira (29).

Ruby (Lana Condor) é uma adolescente típica, ela cresceu em uma cidade litorânea na Flórida e, como todos os adolescentes, têm vergonha de sua família. Mas, neste caso, Ruby tem um motivo especial para se envergonhar: ela vem de uma família de monstros marinhos! Ninguém na cidade sabe, mas a pobre Ruby tem medo de que algum dia a verdade seja revelada. O que seria então de sua vida social? Isso seria um desastre. Os Marinho são diferentes, mas os vizinhos culpam o fato de a família ser do Canadá. Claro, a verdade surge e o desastre acontece.

Foto: Divulgação/Universal Pictures

Animações que falam sobre amadurecimento adolescente não são nenhuma surpresa nos dias atuais, como um dos últimos lançamentos da Pixar em parceria com a Disney, “Red: Crescer é uma Fera” (2022) que usa da metáfora da transformação da protagonista em um panda vermelho para falar sobre a menstruação. Em Ruby Marinho as questões que giram em torno da personagem principal são mais claras e atraentes, o público sabe o que esperar e muitas vezes isso pode se tornar cansativo.

O longa também se torna o primeiro do estúdio a apresentar uma heroína titular, além de mais uma vez satirizar a Disney, no caso aqui com a personagem Chelsea dublada na versão brasileira pela atriz Giovanna Lancellotti, que é uma sereia vilanesca com semelhanças na Ariel da animação “A Pequena Sereia” (1989). Esqueça o que você já ouviu: “Sereias são egoístas, vaidosas, narcisistas com cabelos medíocres”, frase que explica na produção essa nova versão dos seres míticos. 

Foto: Divulgação/Universal Pictures

Um ponto importante para essa nova trama, é justamente juntar três gerações de personagens femininas para mostrar dramas, sonhos, questões maternas mal resolvidas, aparência e todos os aspectos da geração Z. O ícone feminista dos anos 1970, Jane Fonda dubla na versão original a rainha guerreira kraken, avô de Ruby é consegue transmitir todos os ensinamentos para a jovem. São muitos momentos fofos embalados por uma trilha sonora pop como o grupo sul-coreano “Blackpink”.

Conclusão

“Ruby Marinho: Monstro Adolescente” é uma animação sem muitas surpresas, mas que chama atenção por abordar temas importantes como por exemplo não julgar as pessoas pela aparência ou permitir os jovens a encontrar o próprio caminho. 

Confira o trailer:

Ficha técnica:

Direção: Kirk DeMicco;

Roteiro: Pam Brady, Kirk DeMicco;

Elenco: Lana Condor, Toni Collette, Annie Murphy, Sam Richardson, Liza Koshy, Will Forte, Colman Domingo, Jaboukie Young-White, Blue Chapman, Eduardo Franco, Ramona Young, Echo Kellum, Nicole Byer, Jane Fonda; 

Gênero: Animação;

Distribuição: Universal Pictures;

Duração: 90 minutos;

Classificação Indicativa: Livre;

Assistiu à cabine de imprensa a convite da Espaço/Z

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado