Menu
Arquitetura & Design
Arquitetura & Design

Corte e dobra de aço é tendência em 2021

Além de tendência, o aço é uma excelente alternativa para quem deseja economizar em obras

Veridiana Arruda

29/06/2021 15h35

Corte e dobra de aço é tendência em 2021

Foto: Henrique Kotnick/Jornal de Brasília

Sempre que penso algum tema para escrever, gosto muito de privilegiar um profissional, uma marca ou um serviço aqui de Brasília. É com esse espírito que corro atrás das últimas novidades para apresentar para vocês.

Na semana passada eu recebi um convite incrível para conhecer uma empresa que tem uma indústria de corte e dobra de aço: a Pinheiro Ferragens. Eu gostei tanto da visita que achei muito legal compartilhar com vocês a minha experiência e também apresentar um serviço diferenciado que eles oferecem que gera uma economia substancial no custo de uma obra.

A Pinheiro Ferragens é uma empresa cem por cento Brasileira que atua em Brasília desde 1960. Ao longo desses 61 anos ela foi responsável por oferecer grande parte dos materiais na construção da Capital, como por exemplo, para a construção da Esplanada, da Catedral, do Estádio Mané Garrincha, da Ponte JK.

Hoje a Pinheiro Ferragens possui mais de três mil produtos com uma linha própria de produção onde procura sempre investir em tecnologia e alta qualidade.

Em 2020 com o surgimento da pandemia, a área da construção civil viu um expressivo aumento no custo dos insumos em decorrência da grande procura e iscasses deles no mercado.

Janine Brito, CEO da empresa, conta que para o seu segmento os aumentos foram imensos e acabaram assustando alguns clientes, como é o caso do vergalhão de aço que subiu 73% desde o início da pandemia.

Foi pensando nesse cenário, que eles viram a necessidade de achar uma solução que gerasse menos custo para obra. Principalmente para o pequeno consumidor. Então eles apresentaram o serviço de corte e dobra do vergalhão de aço para aqueles que ainda não conheciam.

Calma, vou explicar!!

O vergalhão é uma barra de aço usada para segurar e reforçar as principais estruturas de concreto em uma construção como pilares, vigas, lajes, fundações e etc.

Foto: Henrique Kotnick/Jornal de Brasília

Normalmente cortam e dobram o vergalhão no próprio canteiro de obras. Para isso junta-se dois ou três ajudantes para fazerem esse serviço.

Mas o que a Pinheiro consegue oferecer é o vergalhão já cortado e dobrado na medida que encaixa direitinho na obra e isso é possível porque eles fazem um cálculo preciso do material que vai ser necessário.

Benedito Freire, Engenheiro Civil da empresa explica: “O corte e dobra de vergalhão industrializa um processo que por anos foi feito de forma praticamente artesanal. Nessa modalidade o cliente fornece a Pinheiro seus projetos estruturais e um prazo esperado para a utilização do material, e pronto! Daí para frente o trabalho é todo com a gente, desde a análise dos projetos estruturais à descarga na obra dos vergalhões cortados e dobrados”.

Eles contam na indústria com máquinas de última geração para esse processo de corte e dobra dos vergalhões. Tudo feito na indústria por essas máquinas, gerando uma economia significativa não só de tempo, mas do custo final da sua obra.

Benedito ainda acrescenta que “o processo de corte e dobra automatizado só acrescenta vantagens a sua obra, trazendo uma modernidade e controle praticamente impossíveis em métodos manuais de fabricação que, por muitas vezes, dependem da qualificação e experiência do profissional contratado. Com um processo automatizado, temos a garantia de conformidade seja para uma peça quanto para dezenas de milhares.

Portanto, você consegue comprar a barra de aço já moldada para o seu canteiro de obras, evitando o gasto com barras extras.

O grande diferencial é que poucas empresas oferecem esse serviço de corte e dobra do vergalhão, principalmente para o pequeno construtor que realiza a compra no varejo.

Janine Brito, CEO da Pinheiro Indústria e Pinheiro Ferragens acrescenta que “o corte e dobra do vergalhão encanta a todos que o experimentam em suas obras, porque além de gerar grande economia nos custos apresenta vantagens que aumentam a produtividade e agilizam a obra”.

Isso acontece porque reduz o risco de acidentes na obra, uma vez que elimina por completo a etapa de corte e dobra; elimina o desperdício de material; gera maior disponibilidade de tempo facilitando o cronograma de entrega e otimiza a limpeza e organização da obra.

Fantástico saber que existe essa alternativa para você conseguir diminuir os custos da sua obra, você não acha?

Uso na decoração

Você sabia que além do uso tradicional nas obras e construção civil, os vergalhões também podem compor projetos de decoração? Vários arquitetos e designers de interiores adoram fazer uso deles tanto em ambientes internos como para ambientes externos.

Esse material é perfeito para compor uma decoração para quem procura criar um ambiente com estilo Industrial, por exemplo.

Você pode usar esse material em estantes, banquetas, mesas, vasos, luminárias, enfim, até onde sua imaginação permitir.

Se você for uma pessoa como eu, que adora pôr a mão na massa, é só desenvolver seu projeto e ir lá na Pinheiro Ferragens encomendar seu material do jeitinho que você precisa.

Até a próxima semana!!

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado