Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Tiro sobre rodas: Léo Roberto, especialista e instrutor de tiro esportivo, desenvolve projeto para cadeirantes

Léo Roberto uniu a prática do atletismo em sua infância e juventude com sua formação militar e se especializou na área

Analice Nicolau

27/02/2023 13h30

Com a motivação de compartilhar seus conhecimentos, deu o start ao “Tiro Sobre Rodas”, onde treina o amigo Fábio Casitas para participar da próxima paraolimpíadas na modalidade tiro esportivo. O projeto é pioneiro nessa área e abre espaço para a inserção dos deficientes no esporte.

Fábio, que já fez parte da operação de paz no Timor Leste, em sua primeira competição nas Paraolimpíadas do Exército, conquistou a medalha de bronze e se prepara para o próximo estágio da busca pela vaga nas próximas paraolimpíadas na França em 2024.

“Busquei me tornar um especialista para poder passar todo esse conhecimento de forma segura e com qualidade para as pessoas. Assim como o Fábio, a ideia é que este projeto possa alcançar e incluir outras pessoas”, explica Léo.

Este esporte exige concentração, técnica e prática. A modalidade estreou nos Jogos Paralímpicos de Toronto (Canadá), em 1976. A classificação para os jogos é de acordo com o equilíbrio, a força muscular, a mobilidade dos membros e o grau de funcionalidade do tronco.

Atletas com diferentes tipos de deficiência podem competir juntos. Dependendo da classe, os atletas podem usar um suporte para a arma. Léo Roberto estreou recentemente (17) seu podcast “PodTchaaa” e a primeira entrevista foi com o Fábio Casitas, onde eles conversaram sobre o esporte, a acessibilidade e o quanto vale a pena investir em um esporte e mudar seus horizontes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado