Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

TIM e Ericsson anunciam projeto piloto inédito

O anúncio foi feito como parte da cerimônia de abertura do Digital Day, exposição coordenada pelo MCOM, que acontece no Salão Negro do Congresso Nacional

Analice Nicolau

05/05/2021 17h30

TIM e Ericsson anunciam projeto piloto inédito

O CEO da Ericsson, Vinicius Dalben, comentou, “fomos pioneiros na implementação do 5G nos cinco continentes e atualmente já são 85 redes comerciais ativas em 42 países utilizando nossa tecnologia de quinta geração.

Parceria entre as empresas também ativou conectividade de quinta geração no Congresso Nacional para o Digital Day. A tecnologia vai impactar áreas de saúde, educação, transporte, segurança, mobilidade, agronegócio, entre outras.

A TIM e a Ericsson anunciaram nesta terça-feira, 5, o lançamento de um projeto piloto inédito de segurança pública desenvolvido sobre uma rede 5G Standalone (5GSA), o primeiro da série de 20 pilotos que o Ministério das Comunicações (MCOM) apresentará no país até o final do ano usando o 5G em diferentes áreas.

O anúncio foi feito como parte da cerimônia de abertura do Digital Day, exposição coordenada pelo MCOM, que acontece no Salão Negro do Congresso Nacional até a próxima sexta-feira, 7, reunindo 16 demonstrações de várias empresas e exemplos práticos de como o 5G transformará a experiência de uso da tecnologia pela população e proporcionará novas oportunidades de negócios para diferentes setores da economia a partir do leilão de frequências pela Anatel, previsto para o final do 1º semestre. A parceria entre as empresas também permitiu ativar uma rede 5GSA no Congresso Nacional nessa semana.
A tecnologia do 5G oferece recursos, como a capacidade de trafegar volumes de dados combinada a uma baixa latência e maior segurança, garantindo uma comunicação confiável para a comunidade de segurança pública.

Segundo Pietro Labriola, CEO da TIM, trata-se de uma grande oportunidade para apresentar todo potencial da próxima geração de redes móveis: “O 5G será decisivo para promover o desenvolvimento da indústria brasileira e também os segmentos de Saúde, Educação, Segurança, Transporte até o Agronegócio, cada vez mais conectado. Queremos apoiar o avanço tecnológico do país, ajudando a promover a inclusão digital. Estamos preparados para liderar o 5G, assim como fizemos com o 4G”.

Segundo Pietro Labriola, CEO da TIM, trata-se de uma grande oportunidade para apresentar todo potencial da próxima geração de redes móveis: “O 5G será decisivo para promover o desenvolvimento.

O CEO da Ericsson, Vinicius Dalben, comentou, “fomos pioneiros na implementação do 5G nos cinco continentes e atualmente já são 85 redes comerciais ativas em 42 países utilizando nossa tecnologia de quinta geração. Temos implementado projetos e visto na prática os efeitos positivos trazidos pelo 5G em todo o mundo, em setores chave como Educação, Saúde, Segurança Pública, Indústria 4.0, entre outros. Estamos prontos para ajudar o País a ter sucesso em mais esse importante marco das telecomunicações, que é a era 5G”, comentou.
Em novembro de 2019, a Ericsson anunciou um investimento de R$1 bilhão para o período de 2020 a 2025 em pesquisa, desenvolvimento e fabricação de 5G no Brasil. E, em março deste ano, inaugurou a primeira linha de produção de rádios 5G que vai atender a demanda do país e a América Latina.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado