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Silvia Poppovic abraça a campanha do ‘Dia Nacional do Teste do Pezinho’ da SBTEIM

A campanha realizada em junho teve maior relevância neste ano, após ser sancionada a lei que permite a versão do exame expandida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Por Analice Nicolau 15/06/2021 3h00
Silvia Poppovic abraça a campanha do 'Dia Nacional do Teste do Pezinho' da SBTEIM Silvia Poppovic

A jornalista e apresentadora Silvia Poppovic aderiu à campanha do ‘Dia Nacional do Teste do Pezinho’, considerando a importância deste exame como medida preventiva de saúde para os bebês. A campanha realizada no mês de junho teve maior relevância neste ano, uma vez que foi sancionada a lei que permite a versão do exame expandida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A nova lei, que entrará em vigor em 2022, autoriza que o SUS possa detectar, pelo teste ampliado, 53 doenças raras, resultantes de erros inatos do metabolismo e imunidade.

A jornalista e apresentadora Silvia Poppovic aderiu à campanha do ‘Dia Nacional do Teste do Pezinho’, considerando a importância deste exame como medida preventiva de saúde para os bebês

A apresentadora, Silvia Poppovic, recebeu da SBTEIM uma camiseta comemorativa para celebrar a data com os dizeres: “Triagem Neonatal – Gotinhas que Salvam Vidas”.

O teste ajuda a diagnosticar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas capazes de afetar o desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido, mas que não apresentam sintomas detectáveis. Antes do nascimento, o feto está relativamente protegido dos malefícios de uma doença metabólica.

A campanha recebeu o apoio de várias empresas, tais como Perkins Elmer, Bromarem, Waters-Fischer, Inter científica, DLE/Grupo Gardini, Danone/Nutrícia, Fleury e Gardini.






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