A jornalista e apresentadora Silvia Poppovic aderiu à campanha do ‘Dia Nacional do Teste do Pezinho’, considerando a importância deste exame como medida preventiva de saúde para os bebês. A campanha realizada no mês de junho teve maior relevância neste ano, uma vez que foi sancionada a lei que permite a versão do exame expandida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A nova lei, que entrará em vigor em 2022, autoriza que o SUS possa detectar, pelo teste ampliado, 53 doenças raras, resultantes de erros inatos do metabolismo e imunidade.
A apresentadora, Silvia Poppovic, recebeu da SBTEIM uma camiseta comemorativa para celebrar a data com os dizeres: “Triagem Neonatal – Gotinhas que Salvam Vidas”.
O teste ajuda a diagnosticar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas capazes de afetar o desenvolvimento neuropsicomotor do recém-nascido, mas que não apresentam sintomas detectáveis. Antes do nascimento, o feto está relativamente protegido dos malefícios de uma doença metabólica.
A campanha recebeu o apoio de várias empresas, tais como Perkins Elmer, Bromarem, Waters-Fischer, Inter científica, DLE/Grupo Gardini, Danone/Nutrícia, Fleury e Gardini.