Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Analice Nicolau

Rock e empreendedorismo alavancam carreira de banda paranaense

‘Little B. and the Mojo Brothers’ se reinventou com apoio do Sebrae. Primeiro videoclipe ficou entre os melhores em site especializado.

Por Analice Nicolau 17/06/2021 4h00
Rock e empreendedorismo alavancam carreira de banda paranaense Little B. and the Mojo Brothers. Foto: Fadi Hijazi

Empreender também pode dar música, ainda mais com rock and roll inspirado nos anos 1960 e 1970. A banda ‘Little B. and the Mojo Brothers’, de Maringá, no noroeste do Paraná, deu uma virada na carreira após participar de jornadas de capacitação do Sebrae.

No ano passado, os artistas produziram as primeiras faixas autorais e lançaram a música No Land for Young Folks, que foi a escolhida para o primeiro videoclipe. Os resultados começam a aparecer. O site especializado Hits Perdidos, que realiza a cobertura jornalística do mercado da música, com foco em artistas independentes do Brasil, relacionou o videoclipe entre os 30 mais relevantes no cenário independente e alternativo, no mês de abril.

A vocalista e compositora Beatriz Carrocini Colnago, a Little B., também exerce as funções empresariais da banda e conta que as capacitações acabaram mudando os rumos musicais e dos negócios.

Passamos a ver a banda como um negócio, um investimento de longo prazo. Não apenas para garantir cachês em apresentações em bares, por exemplo. O Sebrae nos aproximou de outros músicos e artistas. Foto: Fadi Hijazi

“Passamos a ver a banda como um negócio, um investimento de longo prazo. Não apenas para garantir cachês em apresentações em bares, por exemplo. O Sebrae nos aproximou de outros músicos e artistas, o que permitiu ações em conjunto”, relata Little B. O grupo musical passou a ser visto como uma empresa, que foi formalizada e passou a ter CNPJ.

A empreendedora destaca que os mentores disponibilizados pelo Sebrae incentivaram os integrantes a desenvolver trabalhos autorais em vez de fazer covers de artistas renomados.

“Conteúdo é fundamental no cenário artístico e queremos ser vistos como uma banda que tem algo a oferecer. Lançamos o primeiro videoclipe, que trouxe visibilidade para o nosso trabalho”, comemora Little B.

O assistente do Sebrae, Luciano do Marco Campos, completou: “O Sebrae vem atuando com o mercado da música desde 2019, quando foi realizado um grande evento musical e foi lançada uma trilha com vários workshops dos quais a Little B. and the Mojo Brothers participou.

A gravação exigiu, além das habilidades musicais, muita estratégia gerencial para levantar os recursos necessários. Com a pandemia, e sem a possibilidade de realizar shows, a alternativa foi participar de editais. A Little B. and the Mojo Brothers foi contemplada em dois deles: Em Casa com Arte e Convite à Música, ambos da Prefeitura de Maringá.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Aprendemos a elaborar projetos para editais e também passamos a desenvolver e comercializar artigos relacionados à banda, como camisetas, canecas, adesivos e posters”, completa a vocalista.

O assistente do Sebrae, Luciano do Marco Campos, completou: “O Sebrae vem atuando com o mercado da música desde 2019, quando foi realizado um grande evento musical e foi lançada uma trilha com vários workshops dos quais a Little B. and the Mojo Brothers participou. A banda deixou de ser um hobby e virou negócio. Queremos incentivar outros artistas a se profissionalizarem”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE






Você pode gostar