Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Raphaela Barreto lança novo livro com romance de época ambientado no Brasil

Italiana’ se passa no século XIX, período em que muitos italianos partiram para o Brasil em busca de oportunidades

Analice Nicolau

27/05/2021 10h30

Raphaela Barreto

Raphaela Barreto

Tataraneta de italianos, a escritora Raphaela Barreto desenhou a história da jovem Antonieta, a Nita, e a saga da família de emigrantes baseada nas memórias trazidas pela avó. A autora, que começou a escrever aos 13 anos já tem 7 livros publicados.

Do interior de São Paulo, a escritora começou a escrever ainda jovem. Aos 13 anos já deixava a imaginação solta em um blog pessoal que mantém ativo até hoje. Em 2018 escreveu o primeiro romance e, desde então, não parou mais. Apaixonada por livros, cinema, pipoca e gatos, a maior inspiração é o cotidiano e as histórias encontradas em sorrisos pela rua.

‘Italiana’ se passa no século XIX, período em que muitos italianos partiram para o Brasil em busca de oportunidades, atraídos pelos convites estampados em cartazes e panfletos.

‘Italiana’ se passa no século XIX, período em que muitos italianos partiram para o Brasil em busca de oportunidades, atraídos pelos convites estampados em cartazes e panfletos.

Com as condições de vida precárias na Itália – e um quarto filho a caminho –, a família decide então embarcar rumo ao Brasil para trabalhar nas plantações de café. Partindo do porto de Gênova, o destino era Ribeirão Preto. Uma viagem de 29 dias que, para a primogênita Nita, representaria um marco não apenas por deixar sua terra natal.

Com o passar dos dias, Nita se aproximava cada vez mais de Luca, um dos amigos que fez a bordo do navio. Prestes a completar 16 anos, a jovem estava encantada pelo belo rapaz, um cavalheiro nato que se tornou a melhor companhia para conversas e passeios, sem medir esforços para conquistar o coração da italiana.

a escritora Raphaela Barreto desenhou a história da jovem Antonieta, a Nita, e a saga da família de emigrantes baseada nas memórias trazidas pela avó. A autora, que começou a escrever aos 13 anos já tem 7 livros publicados.

O romance promissor cede lugar às incertezas sobre o que aconteceria após o desembarque no Brasil: se permaneceriam ou não juntos. O enredo potencializa as angústias dos protagonistas quando um terceiro componente entra em cena: um casamento arranjado pelo pai de Nita. Ela irá honrar o desejo de sua família ou seguir seu coração?

Inspirado em fatos reais, Italiana diferencia-se como um dos raros romances de época ambientados em solo nacional. Cenário perfeito para uma história de amor que atravessa continentes para encontrar seu desfecho em meio às fazendas cafeeiras e ao processo de industrialização do país, protagonizado pelos colonizadores europeus.

Nos depoimentos, as leitoras, se mostraram apaixonadas pela história. Uma delas escreveu: “Um romance histórico cheio de amor. Com momentos tensos, mais que mostra uma época de evolução para o nosso país. Um romance que teve muitas barreiras a serem ultrapassada. Um casal lindo e muito forte”.

O livro físico e em formato e-book já estão disponíveis para venda.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado