Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Nova parceria entre Google e Ministério da Saúde revoluciona acesso a informações de vacinação

Atualizações nos dados das Unidades Básicas de Saúde e um link direto para o Calendário Nacional de Vacinação prometem melhorar a experiência de busca e incentivar a imunização

Analice Nicolau

18/04/2024 15h30

A parceria busca recuperar as coberturas vacinais com atualizações online e acesso facilitado ao calendário de vacinação nacional – Foto: Walterson Rosa/MS

Em um passo significativo para melhorar o acesso à saúde pública, o Ministério da Saúde e o Google anunciaram uma parceria para aprimorar a disponibilidade de informações sobre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) através da Busca Google e do Google Maps. Esta colaboração resulta na atualização de dados de mais de 40 mil postos de saúde, incluindo localização, contato, horário de funcionamento e um link direto para o Calendário Nacional de Vacinação, visando facilitar e otimizar a experiência dos usuários na busca por serviços de saúde.

Com a iniciativa lançada inicialmente no evento Google for Brasil no ano passado, esta fase adicional enfatiza a importância da acessibilidade à informação correta e atualizada, especialmente em tempos de declínio das taxas de vacinação. A busca por postos de vacinação agora fornece não apenas dados básicos atualizados, mas também direciona os usuários para as datas de imunização relevantes, incentivando a adesão às campanhas de vacinação.

A parceria entre o Google e o Ministério da Saúde também se estende a outras áreas da saúde pública, incluindo esforços de conscientização sobre doenças como a dengue e a promoção da vacinação infantil, com a participação de influenciadores renomados e especialistas em saúde.

Este esforço conjunto visa não apenas melhorar as coberturas vacinais, mas também apoiar a implementação de estratégias como microplanejamento e ações locais específicas para aumentar a eficácia dos programas de vacinação. A longo prazo, a Secretaria de Informação e Saúde Digital e a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil (ESD28) são passos adicionais para garantir que os dados de saúde estejam facilmente acessíveis e sejam utilizados de maneira eficaz para fortalecer as políticas públicas e melhorar o autocuidado entre os cidadãos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado