Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Gin Lassaleti, de Pouso Alegre MG, vence competição e é eleito o melhor do Brasil

Título veio em concurso mundial realizado em Londres, Inglaterra. A bebida foi criada por dois amigos pouso-alegrenses em meio a pandemia

Analice Nicolau

17/05/2021 18h00

Gin Lassaleti, de Pouso Alegre MG, vence competição e é eleito o melhor do Brasil

Iago Ferrão e Luiz Filipe Leite

O Gin Lassaleti, criado em Pouso Alegre, no Sul de Minas, acaba de receber o o prêmio de melhor ‘London Dry Gin do Brasil no campeonato World Gin Awards 2021’. Os criadores e empresários, Iago Ferrão e Luiz Filipe Leite, que estão no mercado há sete meses, vão participar de outra competição em Bruxelas neste ano.

Mas antes do Gin Lassaleti ter prêmios e ser reconhecido mundialmente, ele começou como um plano B para Luiz Filipe. “Meu plano era ter uma cervejaria. Fiz todo o planejamento com um mentor e estava tudo certo para começar, mas no meio do caminho, ele me deu a ideia de trabalhar com o Gin, que era uma bebida em ascenção e que estava ganhando destaque. Ano passado, em julho, comecei a pensar e pesquisar sobre essa ideia e encontrei pessoas que ensinavam a fazer gin e no meio do processo fui me apaixonando pela produção”, contou.

Gin Lassaleti também pode ser comprado no Brasil através de seu e-commerce e distribuição nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas.

Para fazer parte do projeto, Luiz Filipe convidou o amigo de infância, Iago Leite. “Sempre quis compartilhar um projeto com o Iago, e mesmo longe, a gente sempre mantinha contato. Quando toda a ideia estava planejada na minha cabeça, o convidei. Lembro que falei para ele: ‘preciso que você coloque em prática todas as ideias que estão na minha mente’. Todo design visual, identidade foi criação dele e isso foi muito importante”, comentou.

Quando percebeu que a parceria renderia bons frutos, os dois se tornaram sócios. Para começar a ‘receita’ do gin, os empresários procuraram mais dois profissionais, a química Najme Cordeiro que encontrou o equilíbrio ideal de todos os ingredientes no processo de destilação, a qual atualmente atua diretamente na produção da bebida e um chefe de drinks, que ficou entre os melhores bartenders de Londres, que auxilia no nivelamento da bebida.

O investimento inicial de R$ 100 mil foi recuperado em cinco meses após o lançamento oficial do Gin. Mas para que o sucesso fosse completo, os empresários decidiram entrar no concurso World Gin Awards 2021, realizado na Inglaterra. O campeonato teve a participação de gins de todo o mundo e o único do Brasil entre os 28 finalistas foi o Gin Lassaleti, que se consagrou Campeão Brasileiro na avaliação dos jurados, recebendo elogios pelo cheiro e notas de sabor, com elegância no paladar.

Os criadores e empresários, Iago Ferrão e Luiz Filipe Leite, que estão no mercado há sete meses, vão participar de outra competição em Bruxelas neste ano.

Agora, para completar o sucesso do Gin Lassaleti, neste ano, os empresários vão participar de mais um concurso, dessa vez em Bruxelas.

Mas o principal ‘ingrediente’ do sucesso foi a brasilidade. O gin Lassaleti é feito à base de álcool de cereais e com 18 botânicos, destacando o Zimbro, ingrediente principal do Gin, a Pitanga, acrescentando toda a Brasilidade necessária com notas florais e herbácea, e o Pacová, muito semelhante ao Cardamomo com notas picantes e refrescantes. Na receita também é realizado o processo de infusão a vapor, onde a Lavanda e o Pepino são colocados em um cesto de vapor e delicadamente são incorporados na destilação.

O nome, Lassaleti, também tem história. Esse é o sobrenome do avô de Luiz Filipe, Mário de Lassaleti. A homenagem ao criar a bebida para ser apreciada e compartilhada em todos os momentos, assemelha-se aos momento que teve o prazer de conviver com o avô.

A origem do nome vem de Nossa Senhora de La Salette, a invocação dada à Virgem Maria nas suas aparições na montanha de La Salette, na região dos Alpes franceses. Surgiu então Lassaleti, um Gin das montanhas de Minas Gerais criado em 2020, trazendo sofisticação e qualidade para a categoria.

Sucesso nacional presente em vários bares, restaurantes, adegas e supermercados de Pouso Alegre e região, o gin Lassaleti também pode ser comprado no Brasil através de seu e-commerce e distribuição nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Amazonas. E agora, os criadores estão analisando propostas da Alemanha, Dinamarca e Austrália

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado