Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

‘Patriota Comunista’, de Gabriel o Pensador, reflete sobre o pesadelo dos brasileiros

Nova faixa teve clipe gravado em um cemitério e fará parte do próximo álbum com músicas inéditas do rapper

Analice Nicolau

22/07/2021 8h00

Atualizada 21/07/2021 19h49

Nova faixa teve clipe gravado em um cemitério e fará parte do próximo álbum com músicas inéditas do rapper

A faixa ‘Patriota Comunista’, lançada nesta quarta-feira (21), tem produção do beatmaker Dree e do irmão de Gabriel, Thiago Mocotó. O trap traz ainda uma citação de Fita Amarela de Noel Rosa, nos vocais de Udi Fagundes. É, ao mesmo tempo, uma crítica veemente e um chamado.


Na coletiva de imprensa nesta tarde, o rapper comentou sobre a produção. “As pessoas se impressionam com as músicas que compus a partir de 1992 continuam com mensagens atuais. FDP, Pega ladrão, Até quando, Nunca serão, Chega, entre outras, compostas em décadas diferentes, podem ser cantadas hoje e se continuarmos assim daqui a dez anos pode ser ainda pior. Opressão, censura, descaso com a vida e o meio ambiente, racismo, preconceito e discriminação em geral são males que sempre combati nas minhas composições. Infelizmente, são tão recorrentes que absurdos chegam a ser aceitos como algo normal.


“Muitos pediram para eu fazer ‘Matei o presidente 3’, mas o meu desabafo vai além. É uma crítica que inclui a reflexão sobre atitudes e posicionamentos de (des)governantes e (des)governados. Onde a nossa compaixão virou egoísmo, onde nossa solidariedade virou ódio, onde a gente está se perdendo?”, comentou.


Inteiramente gravado em um cemitério, o videoclipe mostra políticos brindando sobre as lápides com leques de dinheiro nas mãos. O audiovisual tem direção de Fabio Masson e Victor Barão. O rapper ainda comentou que, “no terceiro dia de gravação recebi a notícia que a minha avó, que mora em Brasília, deu entrada na UTI, o que o deixou muito receoso”, contou na entrevista.


Com a ideia de gravar o videoclipe no cemitério, Gabriel comentou sobre os bastidores. “O cemitério foi usado para retratar as mortes no clipe, a música foi um desabafo sobre a angústia que ele sente com a nossa sociedade. Uma das intenções é que as pessoas abram os olhos e busquem a paz antes de morrerem”, enfatiza.

Durante o bate-papo, Gabriel comentou que, “Na véspera do lançamento os responsáveis do cemitério estavam preocupados com as aparições das lápides, então pediram para censurar algumas partes”. A gravação no cemitério de Uberlândia ocorreu no dia 5 de julho e o making of foi mostrado pelo próprio cantor nas redes sociais.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado