Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Presente na maior cidade do Brasil, Frutamil planeja aumentar a exportação de frutas e sucos

José Roberto fundou a empresa após perder o emprego nos anos 80. Atualmente, a Frutamil atende a grande São Paulo e faz exportações para países de América, Europa e Ásia.

Analice Nicolau

18/05/2021 10h56

Presente na maior cidade do Brasil, Frutamil paneja aumentar importação de frutas e sucos

Uma das grandes indústrias e comércio de frutas e sucos de São Paulo, a Frutamil é hoje um símbolo de qualidade e empreendedorismo e está presente no comércio da cidade e também na mesa dos mais de 10 milhões de habitantes. E mesmo diante da crise, a empresa planeja aumentar a exportação para países da Europa, América e Ásia.

Mas para se tornar uma das grandes referências da cidade, José Roberto Martins, sócio fundador, precisou de muito mais que força de vontade. O empreendedorismo começou ainda nos anos 80, muito antes da ‘fundação’ da Frutamil.

“Precisei me reinventar e procurar sustento durante a crise em 1981. Nessa época perdi o meu emprego e sem saber para onde correr, tive procurar a trabalhar em algo que já conhecia. No Rio de Janeiro, as casas de sucos já era uma realidade, então, adquiri uma casa de sucos no litoral paulista e durante os finais de semana e feriados comecei a trabalhar. Naquela época, aquilo era uma revolução”, comentou.

“Para suprir as necessidades, principalmente nos feriados e finais de semana, o estoque de fruta naturais era aumentado para os clientes serem atendidos com satisfação. Por diversas vezes o clima não era como esperado e os estoque de fruta natural perdia”, contou.

Mas para se tornar uma das grandes referências da cidade, José Roberto Martins, sócio fundador, precisou de muito mais que força de vontade. O empreendedorismo começou ainda nos anos 80, muito antes da ‘fundação’ da Frutamil.

Foi então que veio a ideia de congelar as frutas que poderiam ser usadas em outro momento, e ainda sim manter o sabor natural. “Devido a essa dificuldade, começamos o processamento de congelamento de frutas preservando as características originais e isso gerou até mesmo uma economia no gelo. Ao longo do tempo, me tornei especialista no ramo e passei a garantir aos meus clientes sucos naturais de todas as frutas durante todo o ano. Foi assim que nasceu a Frutamil”.

Mas o pensamento de expandir sempre esteve presente. “Em 2005 começamos a buscar mercados no exterior, pra nós foi interessante ter esses dois pontos, pois quando começava o inverno aqui, lá começava o verão”, contou.

A manga, maracujá, morangos e abacaxi fazem sucesso no exterior. Atualmente, a Frutamil exporta mais de 20 toneladas de frutas congeladas, por mês, para países como, Estados Unidos, Espanha, Holanda, Japão, França, Inglaterra e Polônia. Em São Paulo, berço da empresa, a distribuição chega a 120 toneladas, por mês, para hotéis, bares, restaurantes, hospitais e outros.

“A decisão de não distribuir para outras partes do Brasil foi essencial para garantir a qualidade do nosso produto, pois oferecemos mais do que um congelado, mas sim um ingrediente 100% natural. Hoje, compramos todas as frutas de produtores locais e trabalhamos na linha orgânica, que tem ganhado muitos adeptos”, comentou.

“Atualmente contamos com nossa linha de produção de polpas de fruta Frutamil na unidade fabril de Pratânia e produzimos a linha Frutamix Creme de Açaí em São Paulo onde contamos com armazenagem e logística própria”.

E trabalhando no legado, José Roberto, aos 76 anos, trabalha ativamente. “Estou em para trabalhar, graças a Deus, e faço questão de a cada 15 dias estar na fábrica, em Pratânia em São Paulo, para acompanhar o trabalho, principalmente nos meses mais quentes, onde a produção é maior”, conta.

Mesmo na pandemia, a empresa que conta hoje com 60 funcionários, manteve o ritmo e visa a expansão. “O nosso objetivo daqui para frente é atender uma área maior da nossa região em São Paulo e equilibrar essa distribuição em metade interna e a outra externa”, encerrou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado