Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Fertilização in vitro é solução para pacientes oncológicos que querem engravidar

Alguns tratamentos contra câncer diminuem as chances da maternidade de forma natural

Analice Nicolau

07/05/2022 17h00

Alguns tratamentos contra câncer diminuem as chances da maternidade de forma natural

A maternidade é o sonho de muitas mulheres, mas muitas vezes essa conquista pode ter dificuldades para chegar por problemas de saúde que interferem na gestação. Uma das coisas que podem prejudicar são os tratamentos contra tumores, mas a fertilização in vitro tem sido a solução para os pacientes oncológicos que encontram dificuldades em engravidar naturalmente.


“Os tratamentos para o câncer de mama podem comprometer a fertilidade da mulher, pois são prejudiciais para os ovários. Felizmente, hoje já existem técnicas para preservar a fertilidade feminina em pacientes oncológicas, entre elas o congelamento de óvulos. Uma vez que os óvulos são retirados antes do início do tratamento e criopreservados, poderão ser utilizados futuramente, quando a paciente já estiver tratada e apta a engravidar”, explica Nilo Frantz, especialista em reprodução humana, da Nilo Frantz Medicina Reprodutiva, em São Paulo.


Um dos casos de sucesso da reprodução assistida foi o da nutricionista Milena Kerbauy, de 37 anos, de Ribeirão Preto-SP. Após três anos de casada, ela decidiu tentar engravidar, mas descobriu um nódulo mamário ao ir na ginecologista. Então, a paciente seguiu o tratamento oncológico, mas assim que finalizou ela retornou a busca pela maternidade.


“Quando terminei o tratamento, meu oncologista me indicou o trabalho do Dr. Nilo Frantz, pois precisava de um profissional sério e que fizesse meu tratamento de reprodução de forma individual e acolhedora, pois devido ao meu histórico eu precisava de um médico com uma visão ampla e integrativa da minha saúde, visando sempre a vida e a minha saúde”, conta.


Após realizar uma série de exames para diagnosticar algumas das causas do porquê ela não estava engravidando, Milena foi orientada a realizar o tratamento da fertilização in vitro e na primeira tentativa com 1 embrião, a nutricionista engravidou. “A fertilização in vitro é um dos métodos de tratamento mais conhecidos no mundo. O objetivo é tratar mulheres com problemas de infertilidade”, explica Frantz.


Sobre o sonho realizado, a nutricionista se emociona ao falar. “Choro toda vez que me lembro. Com tudo o que vivi, hoje olho pra trás e até eu não acredito que nunca desisti com tantos e tantos obstáculos. Hoje meu milagre tem 1 ano e 6 meses e se chama Henrique. Ser mãe é aprender e ensinar ao mesmo tempo, é um amor sem regras, sem limites e sem ponderação”, finaliza a mamãe de primeira viagem.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado