Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Analice Nicolau

Endocrinologista explica quando existe a necessidade de dosar hormônios

Dra. Carolina Ferraz, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP). Faz o alerta

Por Analice Nicolau 23/04/2021 2h30
Endocrinologista explica quando existe a necessidade de dosar hormônios Dra. Carolina Ferraz, endocrinologista.

Estamos sempre sujeitos às doenças silenciosas, principalmente as hormonais. O check-up, que já é uma realidade da maioria dos brasileiros, é essencial para o diagnóstico de diversas doenças. Mas, segundo a endocrinologista Dra. Carolina Ferraz, é necessário indicação médica para a realização do check-up hormonal.

“O check-up comum é muito importante para fazermos diagnóstico de doenças que não dão sintomas, como por exemplo, o aumento da glicemia ou a alteração de colesterol”, alerta a Dra. Carolina Ferraz, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP).

Ela explica ainda que, geralmente, quando existe alguma alteração hormonal o indivíduo apresenta algum sintoma ou aparecem sinais no corpo indicando que os hormônios estão alterados, tanto na falta como no excesso.

“Por exemplo, quando existe alguma alteração na tireoide, a pessoa vai ter um cansaço exagerado, pode ter queda de cabelo, as unhas vão ficar mais fracas, o ritmo do intestino pode alterar, então, é importante perceber esses sintomas”.

São nesses casos que o médico vai avaliar a real necessidade de solicitar uma dosagem hormonal específica, rastreando uma determinada doença, e os exames é que vão confirmar a alteração ou não do hormônio em questão.
A médica ainda alerta. “É pelos sinais e sintomas que se deve levar a queixa ao endocrinologista, profissional da saúde especialista em hormônios”, finaliza Dra. Carolina.






Você pode gostar