Jornal de Brasília

Informação e Opinião

Blogs e Colunas

‘Design Open Day’ abre Semana Design Campinas 2021 com talks sobre produtos criados para serem usados como expressão e comportamento

A Semana Design Campinas, que já está na rota do design nacional, está em sua terceira edição, com intensa programação, reunindo palestras, talks em lojas, lançamentos de produtos e exposições a partir de hoje

Por Analice Nicolau 22/10/2021 7h00
Adiada em razão da pandemia de Covid-19 no ano passado, a Semana Design Campinas, que já está na rota do design nacional, está em sua terceira edição, com intensa programação, reunindo palestras, talks em lojas, lançamentos de produtos e exposições a partir de hoje (Fotógrafo: Guilherme Gongra)

Grandes nomes arquitetura e decoração do interior de São Paulo participaram, na tarde de ontem (21/10), no Radisson Red Hotel, em Campinas, de dois talks, cuidadosamente selecionados para esse dia que é tão importante para a Semana Design Campinas 2021.

Guilherme Wentz, designer gaúcho, falou em seu talk “Um Outro Olhar Sobre o Morar”, sobre suas influências, inspirações e a importância que enxerga na criação de objetos e mobiliários que traduzem a simplicidade e novos valores, como a ligação com a natureza e o relacionamento com o ordinário nos espaços que vivemos.

“Ao estudar, comecei a entender que o design poderia ser também uma plataforma para um estilo de vida, assim como a moda e outros bens de consumo, que conseguiram criar uma atmosfera a ser usada como forma de expressão. E fui entender que o mobiliário poderia ser um pouco disso também. De, por vezes, esbarrar na arte como uma expressão mais abstrata e artística do pensar, mas também existir como essa casa, trazendo as sensações que eu sentia aos finais de semana (na praia)”, disse ele.

Esther Schattan, sócia-diretora da Ornare, grande expoente em mobiliário, falou em seu talk “Tendências de Milão” sobre a participação da marca brasileira no Salone del Mobile 2021, famoso evento do segmento no mundo, que aconteceu em setembro, em Milão, na Itália.

Esther falou dos prêmios e da história da Ornare, como também sobre as características da feira italiana, que teve seu retorno este ano, após a paralisação por conta da pandemia de Covid 19.

“Nós fomos à Feira do Salão do Móvel de Milão que, para toda empresa que se preocupa realmente com design, é atingir o Oscar. Nós íamos desde 1988 e naquela época os brasileiros eram ignorados. Era um impacto muito grande do que acontecia no exterior e o que tínhamos no Brasil. E fomos convidados, em 2019, para sermos expositores. Somos a primeira e única empresa brasileira de móveis a participar”, comemorou ela.

Atualmente, com o novo comportamento de consumo unido à vontade em fazer e criar foram mesmo o norte da abertura do evento. Em seu discurso, o organizador da Semana Design, Lenine Faria, falou sobre o momento, ressaltou a importância da nossa região para o segmento e também a ousadia e criatividade dos profissionais e marcas até aqui, deixando um legado e uma lição de vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A pandemia não parou o tempo. Ela, sim, suspendeu nossos planos e nos mostrou como o imprevisível está perto da gente. Essa é a lição universal que o momento nos trouxe. Agora, para o mercado de arquitetura, design e decoração, a lição foi muito além. Aprendemos que nosso setor é indispensável e que sem uma boa casa, ninguém vive. O que muitas vezes foi encarado pelos clientes como dispensável, ganhou ares de urgência”, disse ele.

“Nos projetos, a forma de encarar o ambiente residencial e corporativo foi muito impactada. Com isso, tivemos outra lição importante: o interior de São Paulo conseguiu ser o porto seguro de muita gente que viu aqui uma opção às metrópoles, já que o trabalho remoto se tornou uma rotina. Modéstia à parte, a gente já sabia, mas é bom confirmar como nossa região é especial”, complementou Lenine.

Sob esta ótica, foram preparados, para esta edição, temas comportamentais e de tendências, olhando para frente e falando sobre novas características no consumo, além de ícones do design, focando também nos gênios que nos trouxeram até aqui. “Afinal, se o design brasileiro já era um orgulho, de agora em diante, será ainda mais”.

Próximos eventos da Semana Design Campinas 2021

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Adiada em razão da pandemia de Covid-19 no ano passado, a Semana Design Campinas, que já está na rota do design nacional, está em sua terceira edição, com intensa programação, reunindo palestras, talks em lojas, lançamentos de produtos e exposições a partir de hoje. É importante lembrar que todos os ambientes da Semana Design Campinas contam com a sanitização com tecnologia da CleanNew e seguem todas as normas de segurança e higienização.

O evento, conta com apoio institucional do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e patrocínio Master das marcas Deca e Ornare, acontece até o dia 29/10, com a participação de arquitetos, designers de interiores, entusiastas e estudantes destas áreas.

O principal objetivo é se reunir para refletir, experimentar e conhecer o que há de mais moderno e inovador no segmento, levando em conta o novo momento, que alterou bastante a nova forma de morar, ver e sentir os espaços e ambientes criados.

Programação: palestras oficiais, lançamentos, talks, exposições

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As palestras oficiais e lançamentos de livros, com destaques no calendário da Semana, trazem importantes nomes. No dia 22, na Maria Pia Casa, o tema será “Attilio e Gregório: a história do design de interiores no Brasil”, por Rica Lima, arquiteto campineiro que lançará o livro de mesmo nome da palestra.

Dia 25, na loja Ateliê Revestimentos, a palestra “Design biofílico e a conexão com o natural”, ministrada por Murilo Toporcov, diretor da IT’S Informov, um dos maiores escritórios de arquitetura corporativa. Dia 26, na Tessaro Móveis, a jornalista e head de conteúdo do arquiteto Maurício Arruda, Amanda Sequin fala sobre “Minimalismo: a busca pela essência em projetos de design”.

No dia 27, na loja Mais Revestimento, Jayme Vargas, curador e historiador, apresenta a palestra “Trajetórias do modernismo, de Gregori Warchavchik a Percival Lafer” também com lançamento de livro. Dia 28, na Artzzi, o tema será “Raiz Project: o design autoral brasileiro inspirando o mundo”, por Ana Cristina Schneider, coordenadora do projeto Raiz e a designer Alessandra Delgado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No dia 29, na Lider Interiores, Graça Bueno e Otávio Nazareth discorrem sobre “Jean Gillon: dos projetos de interiores ao móvel moderno brasileiro. Graça Bueno é uma das autoras do livro sobre Jean Gillon, que será lançado neste dia, em Campinas. Otávio Nazareth é da Editora Olhares, que publica os três livros lançados durante a Semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Semana Design Campinas 2021 – De 20 a 29 de outubro de 2021

Eventos nas principais lojas do segmento da cidade

Programação completa pelo site: www.semanadesign.com.br 

Redes sociais: instagram/semanadesign ou facebook/semanadesignoficial








Você pode gostar