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Analice Nicolau
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“Beleza limpa”: Saiba como são produzidos cosméticos naturais e inteligentes no Brasil

Especialistas explicam como os aromas afetam a mente e bem-estar e quais os processos e etapas para criar produtos naturais que cuidam do corpo, de dentro para fora

Analice Nicolau

26/04/2023 12h00

Você já ouviu falar em clean Beauty ou beleza limpa? “Clean beauty” em inglês, é um movimento do mercado de cosméticos que segue em alta. O conceito trouxe para as nécessaires dos consumidores brasileiros variedades de produtos nacionais que não possuem substâncias que possam causar danos à saúde e à pele dos usuários. Juntando isso aos cosméticos inteligentes, criados, por meio da aromaterapia, para limpar, cuidar e embelezar, simultaneamente, o externo e interno, promovendo beleza e cura de dentro para fora, o resultado é uma solução completa para os dias atuais, onde o autocuidado vai além da superfície.

Contudo, você já parou para pensar como são produzidos esses cosméticos no Brasil? Para que cada produto nacional chegue às prateleiras, um processo longo e minucioso é realizado, por meio de uma equipe especializada de profissionais que cria desde a pesquisa de mercado e o storytelling até as ações de cada nota e ingrediente.

“É chique estar conectado com a natureza. E, quando falamos de natureza, falamos de ativos naturais que o nosso corpo reconhece e absorve”, afirma Marcia Rissato, terapeuta Floral de Bach Original, que desmistifica a terapia floral, além de CEO da Pomander – Florais e Aromas, marca responsável por criar um aroma exclusivo para perfumar o Cristo Redentor. “Quando falamos de cosméticos inteligentes, estamos falando de aromaterapia, experiência olfativa e afetiva feita por meio de óleos essenciais, que, por meio das moléculas contidas em seus ativos, afetam o sistema límbico do corpo e influenciam nas emoções de cada pessoa, de acordo com suas vivências e jeitos de agir e reagir. Isso torna o momento de criar uma linha de produtos um grande desafio, já que trabalhar com o que agrada o coletivo é um trabalho incansável”, complementa.

A expert, que conta com mais de 120 produtos próprios e coleções exclusivas com grandes nomes do mercado, como a estilista e empresária Carol Bassi e a empreendedora e especialista em luxo e beleza Isa Santini, afirma que o processo de desenvolvimento de um cosmético nacional, 100% natural e à base de óleos vegetais e veganos, pode demorar de seis meses a um ano. “São vários ensaios e reuniões para encontrar o aroma que a pessoa deseja. Por trás, é claro, sempre tem um perfumista e especialista em aromaterapia. Depois, vem a fase de testes, para que as ações do produto alcancem o efeito desejado, sem causar qualquer dano aos usuários. Além disso, todo produto que lançamos passa por aprovação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para, só assim, chegar ao corpo e olfato do público final”, explica Marcia.

O mercado da “Beleza limpa”

Quando se trata da parte mercadológica do lançamento de cosméticos, Isa Santini, empresária especialista em gestão de luxo e marketing digital e CEO do Ateliê Beauty, spa conceito que oferece experiência revolucionária, imersiva e tecnológica para cuidar do corpo e da mente, é quem lista o passo a passo de um best-seller. “Todo novo produto passa por muitas etapas para que seja um sucesso. Primeiro, a marca ou empreendedor realiza uma pesquisa de mercado, para entender as necessidades e preferências dos clientes em potencial. Depois de definido o nicho escolhido, acontece o desenvolvimento do produto. Em paralelo, o marketing atua no desenvolvimento do nome, rótulo, storytelling – a história que aquele cosmético irá contar – até o plano de marketing para divulgação da novidade”, conta.

A empreendedora, que viaja cinco vezes ao ano para o exterior em busca de novidades nunca vistas no país, por exemplo, lançou a collab Essence by Isa Santini e Ateliê Beauty, idealizada junto a Marcia Rissato nas Ilhas Maldivas, conhecidas por suas paisagens paradisíacas, e que traduziu a energia e emoções trazidas em sua fragrância para o seu público. “Sabemos que nenhum procedimento estético sozinho vai deixar as pessoas felizes se elas não estiverem felizes por dentro. Por isso, criamos uma maneira de convidá-las a ficarem também bonitas de dentro para fora, por meio de uma experiência sensorial e imersiva que as leva para um lugar de paz e felicidade”, enfatiza Santini.

Ao todo, são três produtos distintos da collab, lançada em 2021: o Golden Hour (R?120), aroma de ambiente que traz luz, energia e esperança, com nota principal de bergamota, fragrância que afasta a irritabilidade e a fadiga, a fim de proporcionar alegria e vontade de viver; o Óleo de Banho Blue Hour (R?90), que nutre e hidrata a pele, com fórmula que contém vitaminas A, D, E, óleo essencial de lavanda, que relaxa o corpo, a mente e afasta os sentimentos indesejados e cansaço acumulado, pimenta rosa, que auxilia na queima da gordura, e óleo de gerânio, considerado um anti-envelhecimento que ajuda a resgatar as propriedades perdidas na pele; e o mais novo lançamento da marca, o Sabonete Líquido Blue Hour (R?150), que nutre e hidrata a pele após o banho, com fórmula que contém vitaminas A, D e E, óleo essencial de lavanda, pimenta rosa e óleo de gerânio.

“Para desenvolver o aroma da Isa, que traz a essência de luz, alegria genuína e a energia natural que ela possui, fizemos em torno de cinco reuniões até chegar em um que personificava sua aura. Depois, fomos à fábrica para a produção e passamos pelo processo de verificação. No fim, cada um deles levou cerca de seis a oito meses para serem desenvolvidos e comercializados”, conta Rissato. “A linha de produtos conta com Florais de Bach, tratamento desenvolvido na década de 1930 por um médico inglês, o Dr. Bach, e que é um mix de 28 flores, as quais cada uma delas trata e transforma estados mentais negativos em positivos. Assim como os óleos essenciais, eles trabalham o físico e o emocional, mas são mais energéticos e agem, instantaneamente, no bem-estar, assim que a pessoa sente o seu cheiro. O principal floral que energiza o aroma da Isa cuida da individualidade e proteção”, completa.

Para o futuro, Isa Santini e Marcia Rissato prometem mais uma novidade de produto natural, que começará a ser desenvolvido com exclusividade. “Nossa meta agora é ampliar a maneira das pessoas se cuidarem e fazer algo exclusivo, para proporcionar aconchego, acolhimento e paz dentro de casa, local aberto para acolher emoções e sentimentos. Queremos criar um Roll-On para passar em diferentes áreas do corpo e uma vareta para deixar no ambiente e levar um pouco do toque e acolhimento que oferecemos no Ateliê Beauty para o lar”, finaliza Isa Santini.

Com entrega para todo o Brasil e compras via WhatsApp, os produtos não possuem contraindicações e podem ser utilizados diariamente, seja durante uma pausa ou um day spa.

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