Menu
Analice Nicolau
Analice Nicolau

Alcoolismo aumenta o risco de câncer de garganta, alerta especialista

A doença afeta, principalmente, homens com mais de 40 anos

Analice Nicolau

19/02/2022 10h00

Atualizada 18/02/2022 16h18

A doença afeta, principalmente, homens com mais de 40 anos

Nesta sexta-feira (18) é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo, por isso é importante conscientizar as pessoas sobre as doenças que o consumo exagerado de bebidas alcoólicas pode causar. Entre as principais enfermidades, Dr. Alexandre Enoki, otorrinolaringologista do Voice Center, alerta sobre o câncer de garganta.


Apesar de ser uma droga lícita e aceita socialmente, o álcool pode causar muitos problemas no organismo de quem consome com alta frequência. Estudos do Instituto Nacional de Câncer (Inca) relacionam o alcoolismo com diversos tumores, como o de boca, esôfago, estômago, fígado, intestino (cólon e reto) e mama.


“Alguns tumores na região da garganta podem se desenvolver muito rápido. Por isso, requerem muita atenção. Ao perceber qualquer alteração incomum por mais de duas semanas, é necessário buscar um otorrinolaringologista. Quando o diagnóstico é feito ainda em estágio inicial, a chance de cura pode ser em torno de 90%”, explica o Dr. Alexandre.


Inclusive, o consumo regular de álcool já é o suficiente para aumentar o risco de câncer de boca, segundo o especialista. “Ele é comum, principalmente, em homens acima dos 40 anos, e em alguns casos, a doença só é diagnosticada em estágios avançados”. O médico afirma que dores de garganta e tosses frequentes podem ser sinal da doença. Caso o paciente perceba os sinais, é importante fazer uma consulta médica o mais rápido possível para realização de exames.


“A presença de sangue, dificuldades para engolir ou respirar, alterações na voz sem causa aparente, ruídos ao respirar e inchaços ou aparecimento de nódulos no pescoço podem ser indícios de uma doença já em estágio considerado grave. Por isso, não se deve esperar tanto para buscar um especialista”, acrescenta o médico.
Já para se prevenir desses tumores, Dr. Alexandre indica que as pessoas não ingiram álcool em grandes quantidades. “Quando associado ao tabagismo, os riscos são consideravelmente mais altos, principalmente para o desenvolvimento de cânceres de boca, faringe, laringe e esôfago”, conclui.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado