Que corrida! Lando Norris teve uma atuação magistral e conquistou uma vitória crucial no Grande Prêmio da Cidade do México, por impressionantes 35 segundos sobre Charles Leclerc, que manteve o segundo lugar, à frente de Max Verstapen em terceiro.
Oliver Bearman, da Haas, terminou com um também impressionante quarto lugar em uma corrida brilhante, que deixou para trás ninguém menos que o até então líder do Mundial de Pilotos, Oscar Piastri, que chegou apenas em quinto e, assim, perdeu o primeiro lugar na tabela do campeonato como consequência. Por sua bela atuação, Bearman foi também o “piloto do dia”.
Apesar do resultado de Verstappen não ter sido o ideal ao terminar em terceiro, o holandês reduziu para 36 pontos a desvantagem e a dupla da McLaren vai ao Brasil para o GP de São Paulo separada por apenas um ponto e agora com o britânico na liderança. Com a sexta vitória na temporada, ele foi aos 357 pontos, contra 356 do australiano.
O brasileiro Gabriel Bortoleto, por sua vez, também brilhou na Cidade do México e fechou a prova em 10º, marcando mais um ponto na sua carreira, o 19º para a Sauber.
Já Lewis Hamilton, que chegou a passar o companheiro de Ferrari na largada, teve um Grande Prêmio para esquecer, ao sofrer uma penalidade de 10 segundos que o prejudicou nos estágios iniciais e o fez cair para o oitavo lugar.
Piastri, por sua vez, largou muito mal da sétima posição e caiu para nono.
Nico Hulkenberg foi outro que também se deu mal na largada, caindo da P13 para P17. Mas, ao contrário do companheiro de Sauber, Gabriel Bortoleto subiu para a 13ª posição já na segunda volta. Pouco depois, o brasileiro afirmou estar com uma sensação estranha nos pedais e perguntou para seu engenheiro se estava tudo bem.
Na nona volta, Liam Lawson abandonou a corrida, ao mesmo tempo em que Bortoleto ultrapassou Carlos Sainz e subiu mais uma posição, passando então a perseguir Hadjar e brigar pela P11.
Hamilton foi punido em 10 segundos por ter saído da pista na volta 6 e voltado fora da instrução da direção de prova, sendo colocado sob investigação por ter tirado vantagem da manobra e posteriormente penalizado. O piloto da Ferrari aproveitou então para ir aos boxes para cumprir a medida e voltou à prova em 14º. Carlos Sainz também foi punido, porém em 5 segundos, por ultrapassar o limite de velocidade nos boxes. Mais tarde, tomou um drive-through por reincidência.
Nico Hulkenberg foi para os boxes na volta 27, mas a parada representou o fim de corrida para o veterano.
Max Verstappen foi outro piloto sob investigação durante a prova, por também ter cortado a curva 3 e tirado vantagem, e ainda por um bate-roda com o carro de Hamilton. Porém as investigações não resultaram em nada.
Norris fez sua parada na metade da prova e, num pit stop bem sucedido, saiu tranquilo dos boxes ainda na liderança.
Russell e Antonelli protagonizaram uma briga pela 5ª posição. Pelo rádio, o número 1 da equipe disse que tinha mais ritmo que o companheiro novato, mas a Mercedes os deixou livres para brigar pela posição – ou seja, nada de ajuda. Contudo, Russell insistiu em passar Antonelli e passou a sofrer pressão de Piastri, mais uma vez reivindicando que Antonelli abrisse espaço para que pudesse passar, prometendo devolver a posição se não avançasse sobre os concorrentes.
A corrida teve nessa altura mais uma baixa: Fernando Alonso abandonou a prova na volta 36.
Oliver Bearman, ao contrário do piloto da Sauber, festejou seu grande desempenho ao assumir a terceira colocação na 40ª volta, já sonhando com o pódio.
Na volta 41, a Mercedes finalmente ouviu Russell e determinou a inversão das posições.
Com mais uma parada de Sainz, Bortoleto subiu para P11. Outros cinco pilotos fizeram suas paradas (Antonelli, Piastri, Hamilton, Bearman e Russell) e Verstappen assumiu então o terceiro lugar, com a dúvida se os pneus macios conseguiriam resistir até o fim da prova.
Bortoleto passou a pressionar Hadjar, mas em mais de uma ocasião reclamou da falta de potência do motor na saída de algumas curvas.
Na volta 60, Piastri passou Russell e assumiu o quinto lugar, com Antonelli pedindo a posição de volta.
Mesmo sofrendo com a perda de potência, Bortoleto realizou uma belíssima manobra e conseguiu finalmente ultrapassar o francês para chegar na zona de pontuação. Faltando cinco voltas para o final, a diferença entre Leclerc e Verstappen caiu para menos de 2 segundos. Ele tentou mergulhar por dentro, mas o piloto da Ferrari bloqueou a passagem.
O safety car virtual foi ativado na volta 70. Bandeira verde na penúltima volta e Lando Norris vence com maestria o GP da Cidade do México, assumindo a liderança do campeonato por um ponto sobre Piastri.
Restam apenas quatro etapas para encerrar a temporada e a próxima acontecerá em São Paulo, no dia 9 de novembro.
Resultado:
- Lando Norris
- Charles Leclerc
- Max Verstappen
- Oliver Bearman
- Oscar Piastri
- Kimi Antonelli
- George Russell
- Lewis Hamilton
- Esteban Ocon
- Gabriel Bortoleto
- Yuki Tsunoda
- Alexander Albon
- Isack Hadjar
- Lance Stroll
- Pierre Gasly
- Franco Colapinto
- Carlos Sainz Jr.
- Fernando Alonso – não concluiu a corrida
- Nico Hülkenberg – não concluiu a corrida
- Liam Lawson – não concluiu a corrida
MUNDIAL DE PILOTOS:
- 1) Lando Norris, 357 pontos
- 2) Oscar Piastri, 356
- 3) Max Verstappen, 321
- 4) George Russell, 258
- 5) Charles Leclerc, 210
- 6) Lewis Hamilton, 146
- 7) Kimi Antonelli, 97
- 8) Alexander Albon, 73
- 9) Nico Hülkenberg, 41
- 10) Isack Hadjar, 39
- 11) Carlos Sainz, 38
- 12) Fernando Alonso, 37
- 13) Oliver Bearman, 32
- 14) Lance Stroll, 32
- 15) Liam Lawson, 30
- 16) Esteban Ocon, 30
- 17) Yuki Tsunoda, 28
- 18) Pierre Gasly, 20
- 19) Gabriel Bortoleto, 19
- 20) Franco Colapinto, 0
- 21) Jack Doohan, 0