Menu
À Mesa
À Mesa

À Mesa: os talentos gastronômicos de Brasília

Confira os destaques gastronômicos dessa semana na coluna À Mesa: massas frescas em Brasília, Café feito especialmente para Brasília e hambúrgueres mega diferentões.

Leonardo Resende

07/04/2021 13h22

Se você acha que Brasília está carecendo de novidades, precisa conhecer o Xamam, um restaurante localizado na 210 sul, encabeçado pelo chef Anthony Filho (foto), que é um dos poucos de Brasília especializado em charcutaria (arte de preparo diferenciado em carne suína). O gastrólogo tem levado todo o seu talento e simpatia para o Xamam, onde todo esse carinho é expressado nas guarnições deliciosamente impressionantes feitas com carne de porco.

Massas frescas

Foto: Acervo pessoal

Quem sente falta de uma boa massa, a Ravioli & Cia (foto) dispõe diversos tipos de macarrões: ravioli, espaguete, papardelles, gnocchi, dentre outros. Além dessas delícias, a casa também tem muitas entradas, como a burrata.

Diretamente da sétima arte

Quem está em casa e quer experimentar um sabor fora do comum, o canal de gastronomia Tastemade tem a série super bacana chamada Comida de Cinema. Encabeçado por Isabela Becker (foto), os episódios estão todos on-line e possuem receitas de filmes famosos como Harry Potter, Bonequinha de Luxo, Ratatouille, Julie e Julia e várias opções cinematográficas. Vale o tempo para quem ama se aventurar na cozinha de casa.

Foto: Acervo pessoal

Ode ao quadrado brasileiro

Foto: acervo pessoal

Para homenagear a capital brasileira em seu aniversário, o Café do Sítio está lançando um café especial para essa terrinha tão querida. Chamado de Cobogó Amarelo (foto) – que condecora uma das características mais marcantes de Brasília: a arquitetura. Cultivado em Campos Altos, região de alta qualidade, a marca está trazendo um aroma especial para uma capital excepcional.  

Vai um molho aí?

Foto: acervo pessoal

Para quem já conhece os sabores maravilhosos da De Paulina – localizada no Posto BR da 405 sul – poderá desfrutar das empanadas com um delicioso molho de chimichurri confeccionado pelo próprio chef, o talentoso Lucas Arteaga. Além de ser um molho perfeito para as empanadas artesanais de Lucas, é ideal para qualquer ocasião! Vale o tempo (e o paladar também)!

Fugindo da rotina

Que tal conhecer uma hamburgueria com sabores diferentões? Localizada em Águas Claras, a GG Burger mistura os melhores blends de carne com ingredientes inusitados, gerando uma explosão de sabores. O local é tão interessante que está colocando ingredientes novos ao hambúrguer como, por exemplo, predileções com rabadas (foto).

Foto: acervo pessoal

Mamma mia!

Outro ponto de Brasília que tem chamado atenção por ser tradicionalmente inspirado na cozinha franco-italiana, é o Fortunata,  localizado na QI 9 do Lago Sul. Perfeito para um momento a dois. Uma das predileções que mais fazem sucesso na casa é o Risotto Funghi (foto). 

Foto: acervo pessoal

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado