Menu
Professor M.

Growth Mindset e Fixed Mindset no contexto Empresarial

Os conceitos e aplicações dos termos Growth Mindset e Fixed Mindset não são exclusivos às pessoas, também podem ser empregados às organizações.

Prof. Manfrim

19/01/2020 22h01

Atualizada 26/07/2020 21h20

Foto/Reprodução

 

Conceitualmente há dois tipos de mindsets (mentalidades) envolvendo os serres humanos: o fixed mindset – mentalidade fixa, e o growth mindset – mentalidade de crescimento.

O termo inglês ‘mindset’, significa ‘mentalidade’ em português, ou ‘atitude mental’, ou ‘maneira de pensar’. A palavra ‘mentalidade’ deriva do latim ‘ment?lis’ e foi introduzida na língua portuguesa por meio da palavra francesa ‘mentalité’.

Foi a americana Carol Dweck, professora de psicologia da Universidade de Stanford, quem usou os termos pela primeira vez em 2012, e no ano seguinte lançou um livro sobre o tema – Mindset: a nova psicologia do sucesso.

A Drª Dweck conceitua no livro, ‘pensamento fixo’ (fixed mindset) como “[…] acreditar que suas qualidades são imutáveis – o mindset fixo – cria a necessidade constante de provar a si mesmo seu valor”, e que ‘pensamento de crescimento’ (growth mindset) se “[…] baseia na crença de que você é capaz de cultivar suas qualidades básicas por meio de seus próprios esforços”. [1]

Segundo a Drª Dweck, “[…] Todo mundo é realmente uma mistura de mentalidades fixas e de crescimento, e essa mistura evolui continuamente com a experiência”.

Embora os estudos serem originários da área de Educação, rapidamente sua abordagem foi introduzida no meio empresarial, na concepção de mentalidade de crescimento ou inércia de uma organização e de seus integrantes.

Considerando que Mindset é a maneira como nossos cérebros elaboram as coisas que fazemos e nos ajuda a olhar para os problemas, e até para os erros, de modo positivo ou negativo (Claire Arcenas), podemos inferir que os ‘problemas’ organizacionais podem se enquadrar nesse contexto e perspectiva.

Assim, tanto problemas pessoais, profissionais, empresarias ou organizacionais estão inseridos nessa abordagem de mentalidade de desenvolvimento (crescimento) ou apatia (imutável).

No artigo ‘Inovação em Pessoas e evolução do Mindset’ tratamos sobre a importância das pessoas nas organizações e a essencialidade delas no processo de inovação.

Growth Mindset e Fixed Mindset nas organizações

A realidade diária das organizações está em contínua transformação e modificação. As necessidades do mercado e dos clientes estão em constante mutação, bem como a elevação da importância da satisfação pelos produtos e serviços.

A austeridade da hierarquia organizacional e da liderança formal e autocrática ficou obsoleta e ineficaz na resolução dos problemas atuais e no atendimento das necessidades dos clientes e do mercado.

Definitivamente, as empresas precisam de velocidade, mobilidade e adaptabilidade para serem competitivas e conquistarem longevidade. É imprescindível que as organizações tenham um aprendizado organizacional por meio de planos, projetos, políticas, programas e cultura de ‘pensamento de crescimento’.

O poder de aprendizado dos funcionários e colaboradores é vital para alavancar a mentalidade de crescimento, não só para as pessoas, mas também para a empresa. A mentalidade de crescimento (growth mindset) é necessária no contexto global da organização.

As organizações são sistemas vivos, com atividades, movimentos, funções, órgãos, sistemas e processos que permitem sua existência, como vimos no artigo ‘A Empresa ainda pulsa!?’.

Apesar dos desafios, as organizações persistem diariamente em continuarem vivas e operantes, se manterem ativas no mercado e na sociedade, pulsando os ‘componentes’ que compõem o sistema organizacional, o organismo corporativo, o ser vivo que é uma organização, com todas as suas partes e elementos interagindo.

Nesse sentido, a ‘mentalidade de crescimento’ e o ‘aprendizado organizacional’ são o combustível para as atividades, movimentos, funções, órgãos, sistemas e processos que permitem a existência e a sobrevivência da empresa.

Desenvolvendo o Growth Mindset organizacional

O filósofo, educador e escritor americano Mortimer J. Adler disse: “O propósito do aprendizado é crescer, e nossas mentes, diferentes de nossos corpos, podem continuar crescendo enquanto continuamos a viver”.

Parafraseando Adler: “O propósito da mentalidade de crescimento (growth mindset) e do aprendizado organizacional (organizational learning) é crescer, continuar crescendo, continuar viva no mercado e nos negócios (financeiros ou sociais)”.

Considerando que o aprendizado organizacional é o processo de criação, retenção e transferência de conhecimento dentro de uma organização, a mentalidade de crescimento de uma organização potencializa o ganho de experiência, know-how e savoir-faire.

Dessa forma, podemos induzir alguns comportamentos organizacionais benéficos à mentalidade de crescimento (grouth mindset) e combativos à mentalidade fixa (fixed mindset):

1 – Incentivar o aprendizado constante e o crescimento dos funcionários, o que torna as ações organizacionais mais eficientes;

2 – Promover possibilidades de crescimento e aprendizado dos funcionários coletivamente, não individualmente, convertendo os esforços organizacionais para ações coletivas, em grupos (times);

3 – Fomentar a descentralização das decisões corporativas, permitindo maior autonomia (empoderamento), com equivalência de responsabilidades e equilíbrio, tornando as ações mais ágeis e simples;

4 – Desenvolver a capacidade, oportunidade e vontade de colaborar com um ideal comum organizacional, promovendo a interação de todas as partes e elementos;

5 – Oportunizar o crescimento e ascensão de líderes flexíveis e abertos ao trabalho coletivo e colaborativo, e que incentivam o crescimento do grupo, do time;

6 – Produzir regras, regulamentos, normas, diretrizes e orientações condizentes à mentalidade de crescimento e aprendizado organizacional, para não engessar a organização;

7 – Suprimir a competição e concorrência individualista entre funcionários ou unidades da organização, com comprometimento do propósito da empresas de todos os níveis organizacionais;

8 – Recompensar não apenas o esforço, mas a aprendizagem e o progresso coletivo, as lições importantes e úteis aprendidas, como também a individualidade colaborativa à coletividade;

9 – Compartilhar dados e informações, buscar feedback e aprender com os acertos e erros organizacionais, objetivando ampliar a mentalidade de crescimento;

10 – Inovar, inovar e inovar… nas formas, métodos e ações de fomento à mentalidade de crescimento e aprendizado organizacional, para poder inovar, inovar e inovar mais.

A tarefa não é fácil, é um trabalho árduo, mas profissionais e organizações podem ganhar muito aplicando a mentalidade de crescimento e as ações para colocá-las em prática.

Como disse Albert Einstein, “Nós não podemos solucionar nossos problemas com o mesmo pensamento que usamos quando os criamos”.

———————————————————————————————————————–

[1] DWECK, Carol S. Mindset: a nova psicologia do sucesso. Objetiva, 2017.

?—————————————————————————————————————

Prof. Manfrim, L. R.

Compulsivo em Administração (Bacharel). Obcecado em Gestão de Negócios (Especialização). Fanático em Gestão Estratégica (Mestrado). Consultor pertinente, Professor apaixonado, Inovador resiliente e Empreendedor maker.

Explorador de skills em Gestão de Projetos, Pessoas e Educacional, Marketing, Visão Sistêmica, Holística e Conectiva, Inteligência Competitiva, Design de Negócios, Criatividade, Inovação e Empreendedorismo.

Navegador atual nos mares do Banco do Brasil, UDF/Cruzeiro do Sul e Jornal de Brasília. Já cruzou os oceanos do IMESB-SP, Nossa Caixa Nosso Banco (NCNB) e Cia Paulista de Força e Luz (CPFL).

Freelance em atividades com a Microlins SP, Sebrae DF e GDF – Governo do Distrito Federal.

Contato para palestras, conferências, eventos, mentorias e avaliação de pitchs: [email protected].

? Linkedin – Prof. Manfrim

? Currículo Lattes – Prof. Manfrim

_____________________________________________________________________________

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado