Menu
Playground

Habilidades infantis podem influenciar na profissão

Arquivo Geral

30/06/2019 15h39

Incentivar a criança a potencializar seu talento pode ajudar na hora de definir o que ela quer fazer no futuro

Você já observou que seu filho tem interesse em determinado assunto ou apresenta um talento diferenciado? Então, vale a pena incentivá-lo a desenvolver essa habilidade e praticar atividades que potencializem essa competência, pois essa atitude pode ajudá-lo na hora de escolher sua profissão. É claro, tudo deve ser feito sem pressão, com naturalidade, e o interesse deve partir realmente da criança e não ser fruto de expectativas dos adultos.

Segundo a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Marista Goiânia, Naime Barbar, ainda que muitas vezes os pais confundam o interesse das crianças com vocação, as habilidades infantis merecem atenção especial e devem sim ser potencializadas. “Devemos ficar atentos aos sinais das crianças, analisar suas características e habilidades e trabalhar essas competências de forma a aperfeiçoá-las”, afirma.

Essa atitude é importante para ajudar os estudantes, que ainda estão no início de sua vida escolar, a decidir no futuro a profissão que querem seguir. Hoje, estima-se que cerca de 60% dos vestibulandos ainda não definiram em que área vão trabalhar. “Mas tudo isso deve ser feito sem pressão, com tranquilidade, respeitando o tempo e a vontade da criança, conhecendo melhor suas preferências e gostos”, diz Naime.

Estudos da neurociência indicam que o ideal é incentivar os filhos a buscarem aquilo que os incentivem a gostar do que fazem. Já dizia Confúcio: “Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida”.

Sobre a Rede Marista de Colégios

O Colégio Marista Goiânia integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica alinhada ao mercado. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado